19
Jul
09

e-escola ACER Aspire 5738ZG

3684051_iDlll

No seguimento de outros artigos anteriores (artigo 1, artigo 2), continuo a dar a minha opinião sobre os portáteis e-escola que, no meu entender, sobressaem em termos de performance e tecnologia. Há algumas semanas, tanto a optimus como a TMN, começaram a oferecer, no âmbito do programa e-escola, um novo portátil da ACER que em tudo rivaliza com o portátil da Insys (refiro-me ao GameForce), trata-se do ACER Aspire 5738ZG (optimus | TMN), cujas características passo a enunciar:

* Processador Intel Pentium Dual Core T4300 – 2,16 GHz;
* Monitor 15,6″ tecnologia LED HD Ready 720 pontos;
* Placa Gráfica nVidia Geforce G 105M com 512 MB de memória dedicada;
* Memória 6 GB (4GB RAM DDR3 + 2GB MMC Ready Boost);
* Disco 500Gb;
* Gravador de DVD;
* Webcam, Wi-Fi (protocolo “n”), HDMI, etc.;
* Windows® Vista Home Premium;
* Office 2007.

Deixo apenas aqui um reparo visto que no site da TMN, bem como no da optimus, nada é dito em relação ao suporte de cartões de memória, contudo, parece-me óbvio, se este portátil vem com 2GB de MMC Ready Boost, então é obrigatória a presença de tal extra de conectividade – sempre boas notícias para os amantes de fotografia.

3684062_ReO0bQuando comparamos as características do Insys com as características do ACER, grosso modo, poderíamos ser levados a concluir que a única coisa que pode distanciar um do outro é o facto de o Insys trazer mais 2GB MCC em comparação com o ACER (contudo eu  continuo sem compreender quem é que com 4 GB de RAM utiliza cartões MCC em Ready Boost…).

Ainda assim, tal visão é enganadora e há um conjunto de factores que, necessariamente, devo evidenciar:

1. Ao contrário do Insys que tem 4 GB de DDR2, o ACER vem equipado com 4 GB de DDR3! Sem dúvida um factor muito positivo!

2. O ACER vem equipado com um ecrã de Alta Definição utilizando tecnologia de iluminação LED o que, comprovaram os testes, proporcionam uma imagem de qualidade muito superior, bem como cores escuras de maior qualidade e realismo.

3. O ACER tem uma autonomia real de 3h30, praticamente mais hora e meia que a esmagadora maioria dos portáteis deste tipo!

4. O ACER possui placa de rede wireless com suporte para protocolo “N”, o que, de resto, não podia deixar de ser visto que o portátil  está construído a pensar no suporte HD (algumas gamas que podemos comprar em lojas trazem também leitor blueray, contudo a oferta e-escola, infelizmente, apenas inclui um simples leitor/gravador de cd/dvd). Esta tecnologia demonstra-se ideal tendo em conta as novas gamas de routers de partilha de conteúdo áudio/vídeo de Alta Definição que, uma vez que falamos em tecnologia sem fios, necessitam de largura de banda significativa, algo que só o protocolo “N” consegue sem “soluços”.

Portanto, em suma, creio que estamos, sem sombra de dúvida, perante a melhor oferta do momento. Se é beneficiário do programa e-escola e está a pensar adquirir agora um portátil, de momento, eu recomendaria vivamente este ACER Aspire 5738ZG.

Anúncios

167 Responses to “e-escola ACER Aspire 5738ZG”


  1. 19 de Julho de 2009 às 19:16

    Comprei Insys e aquilo é uma bela treta, nos primeiros meses tudo bem, mas agora isto parece um forno e não posso puxar pelo pc…

    • 19 de Julho de 2009 às 19:25

      Eu recomendaria uma base refrigeradora. Qualquer portátil com gráficas dedicada aquece bastante. Quando o portátil é utilizado numa secretária eu aconselho a todos construir ou comprar uma base refrigeradora – acredite que as diferenças de temperatura são significativas!

  2. 3 Ricardo Almeida
    20 de Julho de 2009 às 09:51

    Se é marca em que eu não tenho confiança é a ACER (tenho um no trabalho atribuido). Mais a empresa em que trabalho, dava assistencia à ACER e deixou de a dar, pela quantidade de problemas que eles davam e a demora na chegada de peças de substituicao.

  3. 4 sem nome
    20 de Julho de 2009 às 12:38

    epá, este pc até podia ser o melhor do mundo. mas é acer e basta ser acer para valer zero.

    • 20 de Julho de 2009 às 13:04

      Não vou desenvolver muito esta ideia, mas vou apenas dizer algo que desde há muito penso!

      A questão das marcas, já cheguei a essa conclusão, é quase sempre resultado de “fanboy’ismo”. Podem contar 1001 histórias sobre a ACER. Virá outro que contará 1002 da ASUS, outro que contará 1003 da TOSHIBA, etc etc etc…

      Outras vezes, aquilo que pensamos sobre as marcas é derivado de coisas que ouvimos ou experimentamos no passado. Eu, como muitos, aconselho as pessoas a viverem no presente.

      Eu tenho um portátil ASUS, marca de valor indubitável e inquestionável! Foi 3 vezes para a garantia.
      Tenho (tinha) uma placa gráfica ASUS, marca de valor indubitável e inquestionável! Explodiu literalmente enquanto jogava.

      bla bla bla. Eu podia contar um cem número de histórias sobre a ASUS – mas tal seria um crime sem perdão porque é uma marca de valor indubitável e inquestionável!

      Eu poderia levantar o pânico sobre uma marca contando uma série de histórias – mas isso é absurdo! Todas as marcas têm os seus problemas, mas quando é a ACER é um crime, quando são as outras já são excepções…

      Tenham dó, a ACER é uma marca como outra qualquer! A Insys é também uma marca como outra qualquer e tem sido tratada igualmente muito mal! Epa, aprendem a ver as coisas de um modo não tão grosseiro e, acima de tudo, deixem-se de preconceitos formados por histórias ou por experiências pessoais do passado…

  4. 6 Erianne Farias
    20 de Julho de 2009 às 14:54

    Se nao fosse a marca eu teria inveja dessas caracteristicas, mas esse e-escola é o programa que os professores estão comprando notebooks? A ultima vez que li sobre os melhores modelos e marcas se esgotaram rapidinho e sobraram coias como a Acer. Basta dá uma pesquisada no Google, os blogs e sites de tecnologia desaconselham essa marca, ainda!

    • 7 Mário Martins
      20 de Julho de 2009 às 15:00

      Diga-me uma técnico isento que desaconselhe esta marca.

      Porque os blogs, fóruns, etc., como todos sabemos, são constituídos de “opiniões”, tal como este é. Muitas vezes essas opiniões são baseadas em mitos… O mito ACER, em Portugal, começou aqui há uns anos quando o “nós por cá”, um programa muito conhecido na SIC, falou sobre um caso preocupante da assistência da ACER em relação a PDA’s.

      Mito que ainda hoje dura e que continua sem provas visto que casos isolados, que eu saiba, ainda não confirmam a regra. Mas a televisão tem esse poder. Daí para os blogs e fóruns é um pequeno salto – todos gostam de falar sobre o que não sabem e, mais preocupante ainda, todos pensam que sabem do que falam. Infelizmente nem sempre é assim… Mas que todos pensam – lá isso pensam.

  5. 8 Ricardo Almeida
    20 de Julho de 2009 às 22:08

    Mario estou a ver que nao lês-te o meu comentario.

    • 9 Mário Martins
      20 de Julho de 2009 às 22:19

      Então porquê? Porque se considera um técnico isento?

      Acredito piamente que seja. Mas, já agora, neste momento trabalham com que marca? E há quantos anos foi a situação que descreveu?

      Eu apenas mantenho a minha posição porque não ando nisto à meia dúzia de dias (tal como você não anda) e bem sei quando e como começou esta história acerca da ACER, da qualidade dos seus produtos e da sua assistência. E é isso que me vai impedir de dizer que, neste momento, este ACER é o melhor portátil do e-escola? Nem pensar! Isso era puro preconceito! Nem tal faria sentido tendo em conta as características de hardware que enunciei! Diga-me: que portátil escolheria então?

      Mas como disse, é tudo uma questão de mito. A ACER teve e ainda tem muito material com problemas, é como a ASUS, a toshiba, a HP e a compaq, a DELL, a Insys, bla bla bla… Todos sem excepção dão problemas e, tirando alguns modelos de topo, quando abrimos os bichos, até ficamos malucos com a qualidade fatela da construção. O meu portátil ASUS, bem como outros componentes ASUS que comprei, são excelentes exemplos crassos disso mesmo – e alguém tem coragem para dizer que a ASUS fabrica material de má qualidade!? Se o fizesse vocês crucificavam-me!

      Este portátil da ACER é impecável e as pessoas continuam a desviar-se de um portátil de qualidade por causa de um preconceito do passado.

      Vá lá, não sejam tão sectaristas, todas as marcas são iguais – a maioria nem fabrica os próprios chassis, muito menos os componentes (E neste caso em concreto até parece que uns vendem para os outros). Vem tudo do mesmo lado. Por isso acho isto uma discussão sem sentido.

  6. 10 Rui Miguel
    23 de Julho de 2009 às 21:43

    Eu tenho um PDA com GPS acer, ele avariou foram buscar a casa e ao fim de pouco tempo estava reparado e em minha casa…

    Por exemplo, o meu cunhado tem um portatil da Insys do e-escola, o de 14” e avariou em Fevereiro e ainda não o foram buscar. Ele todas as semanas liga para eles, envia mensagens no forum de suporte da inforlandia e-escola e desculpam-se sempre com a trasnportadora…

    Mas como já foi dito, poderiamos poesquisar pena “net” fora e encontrar carradas de pessoal com problemas em carradas de marcas diferentes.

  7. 11 Paulo Renato
    15 de Agosto de 2009 às 22:54

    O preconceito que as pessoa tem acerca de uma determinada marca nao é exclusivo da informática e podemos encontrar nos automóveis e noutros sectores… tudo passa por paixoes por uma marca e por pessoas mal informadas e que acreditam no que ouvem sem saberem a profundidade da questao e passam a acreditar piamente.

    Vou contar-vos um exemplo dos automoveis que bem conheço… O BMW 320D, o Ford Focus TDDI, o Opel Monterey utilizam todos a mesma bomba injectora da marca Bosch, que é uma marca conceituada, que tem um problema cronico e que a sua reparaçao ronda os 700€ fora da marca e quase o dobro na marca, mas as pessoas nos BMW que avariam com esse problema dizem que foi azar e nas outras marcas dizem que a marca não tem qualidade e assim nasce um mito injusto para os modelos que nao pertencem á BMW .

    Nos portáteis somos 4 utilizadores cá em casa e já tivemos Toshiba, HP, HP Compaq, Asus, Acer e todos deram problemas sendo o mas resistente de todos até agora o Acer. Cá em casa o mito das Marcas já é coisa do passado e agora na escolha de um portátil impera as suas caracteristicas e desempenho e estética em detrimento do prestigio da marca, pois este custa muito dinheiro na altura da aquisiçao e nao se traduz em ganhos práticos.

    Leiam bem o que o Mário Martins escreve, ponderem, reflictam e ponham os mitos para o passado que é o lugar onde eles pertencem e de onde nao devem sair e escolham sem ideias pre-concebidas 😉 .

    O meu proximo portátil vai ser um ACER … Já não pago mais pelo prestigio de uma marca, seja nos automoveis, na informatica ou noutro sector.

    Cumprimentos a todos 🙂

  8. 12 Daniel
    16 de Agosto de 2009 às 14:17

    olha so uma pergunta:

    o acer da tmn e o da optimos kanguru são iguais !tem as mesma carateristicas?
    o acer vem de certeza com 500 GB de disco?

    Opiniao sobre o pc:

    Eu acho que é um bom pc ! Dá para bastantes jogos recentes!E ja pedi um pela optimos kanguru!

    so outra coisa a pre incriçao é para eles mandarem o codigo para a escola nao é?

  9. 13 Daniel
    17 de Agosto de 2009 às 23:25

    olha eu tenho uma duvida enorme !

    Eu ja pedi o codigo pela optimos kanguru !Eu pertendo pedir o acer apire 5738zg pela optimos kanguru (ta no site da optimos esse portatil)

    Mas na inscriçao so de da o anterior o acer apire 5737z !
    sera que se eu ir a loja eles ja me dao o acer aspire 5738zg?

    ajudem-me por favor !!

    abraços

  10. 15 Daniel
    18 de Agosto de 2009 às 12:10

    obrigado pela resposta!

    Mas tenho uma duvida !

    atao quando tiver o codigo nao faço a inscriçao levo o codigo comigo sem fazer inscriçao á loja optimso kanguru?

    ajudem-me se poderem por favor?

    abraços!!!!

  11. 17 Daniel
    18 de Agosto de 2009 às 12:20

    se poderes reponde-me a pergunta anterior e a que vou fazer agora!pf!

    No site a kanguru tem la para fazer download do contrato para preencher .NO contrato tem assim obrigatoridade de permanecia de 12 ou 36 meses!Posso por 12 meses de contrato da internet!

    tirem-e esta duvida se por favor?

  12. 19 Pedro Rocha
    18 de Agosto de 2009 às 15:04

    falando de marcas

    comprei um portaltil em 2003 e ainda funciona 100% (acer travelMate 291 LMI)
    posso dizer que é o unico pc cá em casa

    eu (pai) filhos de 8 e 15 anos sempre em funcionamente.

    tive um problema no primeiro ano, avariou a board mas penso que tenha sido da electricidade.
    tinha ainda electricidade de obras e estava sempre a ir abaixo, penso que tenha sido disso.

    como estava na garantia tive direito à board, até hoje apenas formatei duas vezes e nunca usei anti-virus

    Penso que seja uma grande marca

  13. 20 Daniel
    18 de Agosto de 2009 às 22:23

    tas muito enganado !o contratro de intenet do e-escola sao 36 meses em todas as operadoras!

    abraço!!

    • 19 de Agosto de 2009 às 01:49

      Caro Daniel, vou-lhe citar o contrário de adesão ao serviço banda larga novas oportunidades.

      Condições Contratuais Aceites

      […]

      II – Considerando que a TMN, no âmbito das ofertas para o desenvolvimento da sociedade de informação, acordou com o Governo conceder o seu contributo, que passa pela celebração de Contratos com os Beneficiários do Programa referido em I., incentivando a utilização dos Serviços de Banda Larga;

      O Cliente e a TMN celebram o presente contrato de prestação de serviços de Banda Larga, pelo período mínimo de 12 meses, de acordo com as condições constantes do verso deste documento, declarando desde já o Cliente conhecer, entender e aceitar as mesmas condições e as condições do tarifário que subscreve.

      […]

      Condições Gerais de Prestação do Serviço de Dados Aceites – Banda Larga

      4. A proposta constante do rosto deste documento consiste na adesão ao Serviço Banda Larga pelo Cliente pelo período de vigência mínimo que ali foi identificado, sendo que, nas situações em que não se encontre assinalado o período mínimo de vigência, considera-se que a proposta do Cliente é apresentada por um mínimo de vigência de 12 meses.

      Desconheço se existem condições especiais em relação ao e-escola, tendo em conta os vários escalões. No programa “novas oportunidades” é assim e creio que no e-escolas também é (sem embargo de poder estar enganado). De qualquer forma a informação que tenho é que é igual – 12 meses. Não obstante, ao se inscrever electronicamente, aparece-lhe o período mínimo de adesão no momento em que escolhe o plano banda larga, se não lhe agradar não aceite. Caso aceite, no final leia o contrato atentamente.

      Com os melhores cumprimentos.

  14. 22 Daniel
    19 de Agosto de 2009 às 10:40

    Vá a este site http://escola.kanguru.pt/Alunos/

    e depois clique em tarifarios e depois ca em baixo nos tarifarios tem em letras pequenonas prazo de fidelizaçao 36 meses!

    é para saber que nao estou enganado!!

    BOm dia

  15. 24 Daniel
    21 de Agosto de 2009 às 12:47

    ya tens razao desculpa ai!

    olha outra coisa que tambem vos queria falar!Este portatil e bom !Mas com os jogos novos que vao vir este proceador ja nao vai valer nada!a placa grafica aproveita-se bem!

    Queria saber quanto custa um procesador bom para este portatil?

  16. 25 Daniel
    25 de Agosto de 2009 às 23:46

    olha ja fiz a incriçao para pedir o portatil!E agora tenho que esperar pelo um telofonema?
    ou pela alguma carta com o contrato??

    ajudem por favor !

    abraços e muitos comprimentos

    • 26 de Agosto de 2009 às 00:37

      Se foi pela TMN agora só tem que esperar. Geralmente 1 ou 2 meses. Eles ligam para marcar o dia da entrega (só aceitam pagamento em dinheiro).

      Se foi pela optimus vai receber uma carta com o contrato para preencher e reenviar (depois receberá uma sms com os dados para efectuar o pagamento). Em alternativa pode ir logo a uma loja optimus levantar o portátil em vez de estar a preencher e reenviar o contrato.

  17. 27 Daniel
    26 de Agosto de 2009 às 10:56

    Obrigado pela resposta!

    Mas olha quando acabei de fazer a inscriçao na ultima pagina da inscriçao apareceu todos os meus dados e o pc que escolhi e depois em baixo tinha uns quadradinhos para clicar e eu pos em todos e depois cliquei em concluir e apareceu um frase e pos ok e depois outra vez a mesma frase e pos ok e voltou a pagina da inscriçao inicial!

    diz so se fiz direito?

    eu acho que fiz mas disme tu se nao te importares?

    foi pela tmn que pedi

  18. 29 Daniel
    26 de Agosto de 2009 às 16:22

    ja ta tudo direito !ja recebi um email com o contrato !E enviaram uma mensagem a disser que a isncriçao ja tava concluida com sucesso!

    (so uma coisa eu abri o contrato e no contrato ta tudo direito so que no encarregado de educaçao ta tudo preenchido menos a data de nascimento e o sexo)

    mas quando fiz a inscriçao eu pos data de nascimento do meu pai e no contrato nao aparece!mas isso nao deve fazer mal!

    eles devem saber!pork eu pos!

  19. 30 Daniel
    26 de Agosto de 2009 às 20:50

    OLHA ESTE PORTATIL AGUENTA BEM OS JOGOS MAIS RECENTES?

    É QUE EU TAMBEM PRETENDO O PROTATIL PARA JOGAR!

    AGUENTA?

    BOAS

  20. 32 Daniel
    26 de Agosto de 2009 às 22:04

    MAS REPARA ESTE PORTATIL É MUITO MAS EQUILIBRADO DO QUE O L500!E DISSEM POR AI QUE O L500 TEM MELHOR GRAFICA!ISSO É MENTIRA !A GRAFICA DO ACER SUPERA A DO L500!ISSO DIGO COM MUITA CERTEZA !

    E SE QUISERES CONFIRMAÇAO DIZ QUE EU PROVOTE?

    BOAS

  21. 33 Daniel
    26 de Agosto de 2009 às 22:08

    PARA TE DIZER MAIS A GRAFICA DO ACER É MUITO MELHOR PORK TEM 512 MB DEDICADO E UM PLACA GRAFICA COM 512 AGUENTA QUAL QUERR JOGO NO MAXIMO O PROBLEMA NESTE PORTATEIS É O CPU!

    A PLACA GRAFICA DO L500 NAO É COISA NENHUMA MELHOR QUE A DO ACER!

    SO PARA SABEREM!!

    ABRAÇOS!!!

  22. 35 Daniel
    26 de Agosto de 2009 às 22:44

    vamos la esclarecer isto duma vez!vouute esplicar pok que digo o g105m é melhor

    A ATI hd4570 nao é melhor que a g105m coisa nenhuma.
    A diferença desse ranking é que a ATI foi testada com um amd phenom x2 e aí sim usando as duas graficas com esse processador a ATI é melhor mas quando pomos essas mesmas graficas com o intel t4300 a ATI ja perde para a g105m.
    NO caso em questão o processado usado nao é um amd phenom por isso ja sabem a diferença.

    em relação aos novos portateis o mehor é claramente o acer 5738zg que so pelo seu ecra LED mete muitos outros portateis do eescola a um canto bem longe.
    ja par nao falar dos 4gb ddr3!

    Percebeste a diferença??????

    • 26 de Agosto de 2009 às 23:44

      Caro Daniel, uma vez mais repito: Já estive com os dois portáteis lado a lado, o L500 é melhor para jogos. Não há palavras que mudem a realidade. E não se esqueça que a GeForce G 105M foi testada com um core2duo e não com um dual core (como é o caso deste acer).

      Por outro lado, insisto: Mobility Radeon HD 4570 é class 2 enquanto a GeForce G 105M é classe 3, independentemente do sistema em que as teste. Uma vez mais não há palavras que mudem a realidade.

      Só a título de exemplo:

      Mobility Radeon HD 4570 – Crysis – CPU Benchmark: – Low 1024×768 (41 FPS).

      GeForce G 105M – Crysis – CPU Benchmark: – Low 1024×768 (23 FPS).

      É uma diferença de quase o dobro, nenhum sistema SLI ou crossfire consegue uma diferença tão grande, como vai explicar que um processador o consiga? É simplesmente irreal. Não tenha dúvidas, a Mobility Radeon HD 4570 é superior pelo simplesmente facto de ter um clock de núcleo e ram superior à GeForce G 105M. Todos os benchs os indicam, independentemente do processador.

      Mas se não está convencido, existem análises de portáteis com processadores intel (nomeadamente core2duo), como pode verificar: http://www.notebookcheck.net/Review-Dell-Studio-1555-Notebook.17767.0.html

      Nessa análise eles afirmam:
      “The HD 4570 is to be qualified as a representative amongst the lower middle class and plays in about the same league as a Geforce 9500M GS or the older 8600M GT.”

      Pode verificar na lista que lhe forneci que são duas placas class 2 tal como a Mobility Radeon HD 4570. Portanto, está na mesma liga que elas. Todas elas, igualmente, melhores que a GeForce G 105M (que “joga” numa liga inferior).

      Não há volta a dar. O Toshiba L500 é o melhor portátil para jogos. Repito: independentemente dos testes, eu já vi os dois portáteis frente a frente (a diferença é muito significativa). Se isso não lhe chega, então tem todos os argumentos que lancei. Mais do que isto não posso fazer – tem direito à sua opinião, mas espero que compreenda que está errada.

      NOTA FINAL: Há relatos de utilizadores comprovados com pics no sentido em que o GPU deste acer aquece em demasia, rondando os 100ºC. Em alguns casos chega mesmo a desligar o computador. Para mais info consultar o fórum ZWAME.

  23. 37 Daniel
    27 de Agosto de 2009 às 13:16

    como ja tiveste os dois a frente se o l500 ainda nao se pode pedir!!

    omg!!

    sem comentarios!!

    • 27 de Agosto de 2009 às 13:53

      Daniel, começo a não gostar da sua postura. Mas eu agora tenho algum motivo para mentir? Este blog, se ainda não reparou, não é para exibicionismos.

      Muita gente encomendou o Toshiba A200 durante o início deste ano, contudo ele esgotou no fornecedor e já desde o final de julho (dia 27 mais propriamente) que as pessoas que escolheram o A200 estão a receber, em vez dele, o Toshiba L500. O Toshiba L500 Também já está na optimus desde o início deste mês.

      Você não sabe isto como não sabia muitas outras coisas, por isso veio para aqui com tantas perguntas para as quais julgava já ter resposta. Foi como a história da gráfica que, agora, já nem comentou…

      Se não acredita visite a ZWAME e verifique que são às centenas as pessoas que desde o final de julho têm o Toshiba L500. Só este mês já foram entregues milhares!

      Agora só para concluir: a sua intervenção ficou por aqui… Se tiver dúvidas continue, se for para exibicionismo acredite que nem vale a pena tentar…

  24. 39 Daniel
    27 de Agosto de 2009 às 14:07

    Eu tambem so quero o portatil para levar para algum lado porque eu em casa tenho um pc fixe de 2 mil e tal euros(quer dizer uma maquina)aguenta todos os jogos no maximo na boa!por isso so queria este portatil para jogar alguns jogos deste ano e do proximo que vem se der!

    achas que dá para jogos do proximo ano ? nem que seja em detlhes minimos??

    • 27 de Agosto de 2009 às 14:14

      Sim, creio que sim. Nem todos os jogos puxam tanto como um Crysis ou como um GTA IV (dois jogos que neste portátil são uma nódoa, mesmo com tudo no mínimo).

      Também há relatos que este portátil corre decentemente o GRID.

      Creio que uns joguitos de futebol e corridas, bem como um fps aqui e ali, deverão correr razoavelmente durante os próximos 2 anos.

      PS: Já agora, aconselho um SO x64 no ACER para espremer toda a sua potência!

  25. 41 Daniel
    27 de Agosto de 2009 às 17:03

    “Já agora, aconselho um SO x64 no ACER para espremer toda a sua potência!”

    Nao percebi esta frase??

  26. 43 Daniel
    27 de Agosto de 2009 às 17:09

    mas nao percebo tambem uma coisa !um amigo meu tem o Toshiba Satellite A300 e eu ja lhe passei varios jogos como o (crysis,need for speed carbon,oblivion,assassins`cree e mirror edge e aguentou na boa em detalhes medios !menos o crysis que foi em detalhes low!

    so uma perguntinha a placa grafica do toshiba a300 é melhor do que a de este acer??

  27. 45 Daniel
    27 de Agosto de 2009 às 17:23

    ati mobility radeon HD3470

  28. 47 Daniel
    27 de Agosto de 2009 às 19:47

    disme so uma coisa?

    este acer da para jogar gta IV?

  29. 49 Joaquim
    9 de Setembro de 2009 às 14:50

    Ora viva Mário.
    Na oferta disponível pelas operadoras neste momento para o Novas Oportunidades, qual o Portátil recomendado para uma utilização comum, sendo que a rapidez a qualidade da imagem e o espaço de armazenagem, são factores relevantes?
    Grato pela atenção dispensada.

    • 9 de Setembro de 2009 às 17:29

      As melhores opções são, sem dúvida, o Toshiba L500 e o ACER ASPIRE 5738ZG.

      O Toshiba L500 é o mais poderoso em jogos, isto é, em processamento gráfico.

      O ACER ASPIRE 5738ZG é extremamente bem equilibrado. Tem capacidade para jogar (contudo o Toshiba neste ponto é consideravelmente mais forte), mas ao mesmo tempo tem grande autonomia (cerca de 3h30m efectivos), o dobro do espaço em disco e RAM DDR3 – o que pode ser um factor essencial de acordo com a utilização que do portável vá ser feita.

      Portanto, se quer autonomia, muito espaço em disco e capacidade de processamento em tarefas comuns – vá pelo ACER. Se pretende o portátil mais potente em termos de processamento gráfico, isto é, para jogos, então vá pelo Toshiba L500.

      Seja qual for o portátil que escolher, esteja certo que ambos são muito bons e não há um que se sobreponha ao outro, tudo depende da utilização que dele pretende.

      • 11 de Setembro de 2009 às 00:45

        boa noite,

        tendo possibilidades em adquirir um portátil através do programa e-escolas pelas novas oportunidades, coloco a seguinte questão:

        – utilizo o computador para trabalhar, nomeadamente software de design gráfico e edição de imagem, como por exemplo o corel draw x4 e o pacote da adobe cs4 (photoshop, illustrator, flash, dreamweaver, etc.)

        brevemente pretendo tb entrar no mundo do 3D (sensivelmente daqui a 6 meses), ou seja, irei lidar com programas como o 3ds max 9 e/ou maya..

        destas ofertas disponíveis tanto pela tmn como pela optimus, qual será a melhor escolha?

        a minha máquina actual é um sony vaio vgn-fz21e.

        poderei do acer ou do toshiba obter melhores resultados?

        melhores cumprimentos
        am

      • 12 de Setembro de 2009 às 02:00

        Qualquer um dos portáteis é boa escolha. Se também joga no portátil então escolha o toshiba.

      • 12 de Setembro de 2009 às 10:30

        bom dia,

        essa resposta foi para mim caro companheiro?

        abraço,
        am

      • 54 David
        23 de Janeiro de 2010 às 00:28

        Não pretendo fazer jogos. Qual aconselha atendendo a que quero instalar PHOTOSHOP e COREL.
        Obrigado

      • 23 de Janeiro de 2010 às 02:56

        Caro David, como já não estou dentro das ofertas actuais a minha única resposta possível é esta:

        O que tiver mais RAM (e melhor, preferencialmente ddr3) e melhor CPU (preferencialmente core2duo).

        Uma vez que jogos está fora da equação, a placa gráfica deixa de fazer sentido.

      • 56 David
        23 de Janeiro de 2010 às 12:51

        Obrigado pela dica.

        Já agora e a titulo informativo as ofertas disponiveis na KANGURU, que entrega na hora e não é necessario fazer inscrição na net, são os seguintes:

        Toshiba
        Satellite L500
        Intel Dual Core T4200 2,0GHzMemória RAM 4GB DDR2Disco 250GB (5.400rpm)Ecrã 15,6″ HD CSV TRUBRITE ATI Radeon HD4570, 512MB

        Acer
        Aspire 5738ZG
        Intel Dual Core T4300 2,16GHzMemória 8GB ( 4RAM + 4MMC )Disco 500GBEcrã 15,6″ HD WXGA LEDnVidia GeForce 105M-G, 512MB

        HP Compaq
        Presario CQ61
        Intel Dual Core T4300 2,16GhzMemória RAM 4GB DDR2Disco 500GBEcrã 15,6″ HD WXGAnVidia GeForce 103M-G, 512 MB

        Dell
        Inspiron 1545
        Intel Dual Core T4300 2,16GHzMemória RAM 4GB DDR2Disco 320GBEcrã 15,6″ WXGA LEDATI Radeon HD4330, 512MB

        Estas são as ofertas existentes.

        No inicio estava inclinado para comprar o HP CQ61, visto que já há cá em casa o ACER 5738ZG (que grande maquina), mas depois de analisados todos fiquei na duvida.
        Tens alguma preferencia dos acima referidos, Mario?

        Obrigado

      • 23 de Janeiro de 2010 às 13:59

        Qualquer um é bom.

        Se o portátil é para corel e photoshop, escolha o acer ou o compaq (têm processador melhor que o Toshiba e mais espaço no HDD).

        Se é para todo o tipo de usos, jogos incluídos, então o mais equilibrado é o Toshiba L500 (a placa gráfica é superior).

      • 58 David
        23 de Janeiro de 2010 às 18:35

        Obrigado pela ajuda.

      • 12 de Setembro de 2009 às 16:15

        Peço desculpa, tinha lido mal a sua questão. Se optar pelo toshiba vai ganhar apenas em capacidade gráfica. Quanto ao processador, se não me engano, o seu vaio tem um core2duo, logo é melhor porque o do toshiba é apenas um dual core.

        Quando ao ACER, a placa gráfica é de performance muito semelhante à do seu sony vaio. Em termos de processador aplica-se a mesma lógica anteriormente indicada. Contudo a RAM DDR3, bem como a tecnologia CUDA da placa gráfica pode-o favorecer.

        De qualquer das formas, com o dinheiro que gastaria nestes portáteis, o eventual ganho, na minha opinião, não corresponderia ao esforço financeiro.

      • 60 Bruno
        14 de Setembro de 2009 às 18:10

        Boas.

        Eu estou a pensar pedir um portatil do e-escolas na optimus e também estou indeciso entre o acer Aspire 5738ZG e o Toshiba L500. Eu em casa tenho um fixo com 2Gb de ram e 320 Gb de disco pelo que o espaço não vai ser problema nenhum pra mim. Eu quero este pc pra levar em viagem e fazer alguns trabalhos da escola mas também vou jogar muito nele, até porque a grafica do meu pc fixo é uma ATI Radeon X1050 ( que não é propriamente uma grande coisa). Assim, vou jogar mais no portatil que no fixo. Mais uma coisa, ao adquirir este portatil agora, não tenho qualquer intençao de mudar tão cedo, pelo que este portatil deverá ser durar muito (apesar de eu estimar bem os meus aparelhos, os problemas não são faceis de prever em qualquer marca) por isso quero fazer uma escolha segura e ter um bom serviço de apoio para o caso de algo não correr bem. Qual devo escolher, o Acer ou o Toshiba?

        Abraço

      • 63 Miguel Figueiredo
        3 de Dezembro de 2009 às 23:30

        Segundo o mário acho que o Toshiba é o melhor para jogos, e um GRANDE pormenor é que não aquece tanto que no Inverno é mau pois gosto de computadores que fazem de aquecedor LoL

        Miguel Figueiredo

      • 4 de Dezembro de 2009 às 10:10

        A placa gráfica do ACER é inferior, mas aquece muito. Dependendo da temperatura ambiente, anda entre os 70 e os 100º.

      • 65 Miguel Figueiredo
        3 de Dezembro de 2009 às 23:32

        Obrigado agora tenho de esperar pelo codigo, quanto tempo em media cstuma demorar a chegar o codigo??

        Agradeço resposta,

        Miguel Figueiredo

      • 4 de Dezembro de 2009 às 10:10

        Pode demorar uma semana, pode demorar um mês. Depende. Aguarde pacientemente.

      • 67 Miguel Figueiredo
        4 de Dezembro de 2009 às 23:56

        Obrigado, já agora comunico a todos os que estavam a pensar em comprar o INSYS g4m3 force da TMN para repensarem a decisão, pois num teste para ver o que acontecia aos PC’s jogando uma hora seguida GTA IV(entre amigos meus, enquanto eu assistia…).

        Acer EXTENSA(TMN)-Aqueceu e foi abaixo
        Acer Aspire 5738ZG(Kanguru)-Aqueceu e ficou lento
        Insys G4m3 Force(TMN)-A placa gráfica explodiu, e não literalmente, explodiu simplesmente estragando totalmente o computador(está a arranjar)
        Toshiba Satelitte L500(Kanguru)-Aqueceu um pouco e ficou lento…

        Foi daí que surgiu a minha duvida pois o Acer da Kanguru e o Toshiba tiveram os mesmos “sintomas” jogando o mesmo jogo, o mesmo tempo…

        Miguel Figueiredo

      • 68 Hélio Nunes
        18 de Dezembro de 2009 às 12:02

        Boas…

        Tenho 1 Acer 5738ZG mas não consigo ligar o Bluetooth nem com as drives instaladas .
        O que posso fazer .

        Obrigado ….

      • 18 de Dezembro de 2009 às 15:06

        Isso é porque o portátil não trás bluetooth.

        Só com pen usb.

      • 70 Miguel Figueiredo
        3 de Dezembro de 2009 às 23:28

        COnclusão: Devo escolher o Toshiba para jogos que “puxem” como GTA IV, Call of Duty, entre outros…

        Estou correcto?

        Aguardo resposta,

        Miguel Figueiredo

      • 4 de Dezembro de 2009 às 10:09

        Sim. Mas mesmo o GTA é demais para o toshiba, depende muito não apenas da placa gráfica, mas também do processador.

  30. 72 Pedro Romeu
    12 de Setembro de 2009 às 01:41

    Boa noite,

    Desculpem o incómodo, mas eu tenho um Acer 5738ZG da TMN e não consigo detectar o bluetooth, já o tentei instalar através dos drivers que tem no site da acer e nem sequer instala. Será que este PC tem bluetooth??

    Outra questão seria, qual o driver correcto para quando uso a tecla FN+alguma tecla q funcione com o FN e depois me aparecer no monitor alguma “barra de estado” daquilo que estou a fazer, p.e. quando estou a aumentar o volume através dessas teclas eu não sei como está a nível de volume, porque não tenho essa tal “barra de estado”.

    Aguardo uma resposta o mais brevemente possível.

    Cumprimentos,
    Pedro Romeu

  31. 74 MIKE VARA
    14 de Setembro de 2009 às 15:10

    BOA TARDE GOSRARIA SE SABER O TEMPO DE AUTONOMIA DA BATERIA DO ACER DO E-ESCOLA Aspire 5738ZG
    OBRIGADO

  32. 76 MIKE VARA
    18 de Setembro de 2009 às 16:24

    OBRIGADO MARIO

  33. 77 Jose
    21 de Setembro de 2009 às 23:54

    Excelente artigo e boa dose de paciencia na resposta ás questões.
    J’a agora mais uma pergunta.
    Pretendo editar video de alta definiçao com o pinnacle studio 12. Qual dos portateis poder’a ser o mais interessante?
    Nao pretendo jogar.
    Obrigado.

  34. 78 Tânia
    24 de Setembro de 2009 às 13:52

    Boa tarde,
    Eu coloco a mesma questão que Amilcar Mesquita, qual o pc mais aconselhado para a utilização de pacotes como o Adobe master collection e programa com o 3d Studio Max???

    Na minha opinião penso que o melhor será o toshiba pois são programa que exigem da gráfica, no entanto foi-me dito por amigo, que não se nota diferença nenhuma entre um ou outro qd correr programas como o Flash, photoshop, 3d Studio Max…
    Gostaria de saber realmente qual é o melhor para estas funções…pois muitas vezes tenho que utilizá-los em simultâneo (por ex. 3ds e illustrator)

    aguardo resposta,

  35. 28 de Setembro de 2009 às 14:02

    Boas tardes a todos…
    Desde já queria dizer que estou de acordo com o Mário, tenho um Acer a quase 4 anos (Acer aspire 1650) como vem é velhinho; e só o formatei pela 1ª vez há um mês atrás, nunca me deu problemas e ainda trabalha muito bem, sou viciada em PC e dou-lhe imenso uso. no inicio diziam que ia me dar problemas pek pek pek e no entanto esta aqui para as curvas =), e mais tenho colegas meus que com PCS ditos bem melhores que o meu não tem o alcance de rede que o meu tem. como vêem o Acer ate nem é assim tão mau pelo menos na minha opinião.
    tenho o código pro PC das escolas e sem duvida irei optar pelo Acer novamente!!

    Comprimentos a todos 😉

  36. 81 rykardo
    28 de Setembro de 2009 às 19:39

    eu tnh um portatil toshiba e th 2 acer…. nao sei se e as marcas se a qualidade de todos os componentes mas o meu toshiba k tem quase 3 anos foi levado muitas vezes ao limite e pra la dele superando em mt as minhas espectativas ao ponto de eu dizer k no lugar de um portatil eu tinha comprado um aquecedor…. 3 anos depois vai ter de levar uma placa grafica nova…. ja os 2 acer aspire 5737zg e o 5738zg e so problemas. . . tanto de hardware cm software. . . este acer 5738zg tem 2 DIAS…………… E NEM A MERDA DO SOFTWARE FOI CORRECTAMENTE INSTALADO….
    comprei o a 2 dias e ja vo ter que formata lo. . . . . e pesquisar alguns drivers que estao em falta….

  37. 82 que fodda
    1 de Outubro de 2009 às 10:48

    lollllllll eu tou á procura dessa coisa ai mas nao sei é obrigatório a net??????’respondam pff

  38. 84 luis miguel mendes marques
    2 de Outubro de 2009 às 17:35

    qual o melhor kanguru eescola?
    porquê que o pc é melhor?

    • 3 de Outubro de 2009 às 12:24

      Quanto à net é melhor a que tiver melhor sinal em sua casa, ou no local onde a vai utilizar.

      Quanto ao PC, este é melhor pelos motivos indicados no artigo. Ler.

      Entretanto saiu o toshiba L500 e tb é uma escolha de igual ou até superior qualidade, depende da utilização pretendida.

      Há notícias que a TMN vai lançar os primeiros portáteis com core2duo. Neste momento aconselho esperar.

  39. 86 Daniel
    5 de Outubro de 2009 às 18:24

    è so uma perguntinha!

    De quanto é a camara deste acer 5738zg??

  40. 87 Bruno
    12 de Outubro de 2009 às 19:49

    Boas
    Eu tenho uma dvida: ando a tentar escolher entre o Acer e o Toshiba. Nao tenciono usar o pc para jogar mas sim para editar videos e afins. Salvo erro o Toshiba tem entrada para o cabo firewire mas nao consigo perceber se o Acer tambem a tem. Diga-se que estou mais inclinado para o Acer mas o que me prende mesmo esta questao da entrada.
    Obrigado

    • 15 de Outubro de 2009 às 09:19

      Bruno, peço desculpa pela demora na resposta.

      Sem me querer precipitar, mas tenho quase a certeza que o L500 não tem entrada para cabo firewire. A entrada que vê, na verdade é uma e-sata. É uma vantagem clara em relação ao Acer. Mas como disse, não creio que o L500 tenha entrada firewire.

  41. 89 Filipe Lopes
    15 de Outubro de 2009 às 02:01

    Olá a todos!

    Excelente blog, está muito bom.

    nele podemos admirar a paciência dos seus autores em responder a todas as questões 🙂

    Bom, é o seguinte, eu gostava de ter um e-escola que desse para o jogo sims3, que é muito pesado.´

    como dizem, o toshiba é melhor para jogos, mas no website , o que recomendam é nvidia :S

    Gostava de saber que placa era melhor, para que possa jogar esse jogo e mais alguns.

    Agradeço resposta (:

  42. 25 de Outubro de 2009 às 23:36

    Boas Pessoal,
    Fiquei muito interessado pelo o que li aqui, eu próprio estou a ver qual o computador que vou adquirir este ano já que o ano passado decidi comprar (sem ser pela e-escola) um Tsunami Moover T10 do qual estou extremamente contente.

    Porém, surge um problema, eu sou utilizer de Linux, e gostaria de um portatil potente (Dual Core, Boa Grafica e Espaço em Disco, mesmo sabendo que o Linux não consome quase nada comparado ao Windows)… Problema é que ao ver os topicos, vi que a placa ATI nao funcionava nas versões mais recentes, e parece que a versão Nvidia nem drivers tem (o que é raro… e calhou mal até)…

    Outro factor importante (mesmo para uma utilização Windows, é a resolução do ecran.

    E dai vai a minha pergunta.

    O Ano passado os Insys e compania tinham resolução entre os 1280×800 e os 1900×1200 (mais coisa menos coisa)… este ano, com o pouco de pesquisas que vi, reparei que a resolução maxima era de 1300×768 (mais coisa menos coisa)…. Alguem me pode confirmar isso ? Porque eu andava a procura de um portatil com uma resolução um pouco maior… e os insys ja não estão disponiveis (por acaso até estão, com uma 105M-G e com uma SiS (a qual é mais fraca que a minha GMA945… lamentavel alias))….

    Conhecem então algum computador da e-escola que tenha uma resolução superior a 1300×768 ?

    E o peso ? Qual o mais leve ?

    Obrigado em avanço.

  43. 1 de Novembro de 2009 às 19:21

    qual o melhor pc kanguru eescola para jogar,e com melhores caracteristicas

  44. 95 Fernando
    13 de Novembro de 2009 às 17:47

    Boas

    Gostava de saber se o Acer Aspire 5738ZG realmente tem 4GB RAM DDR3?
    É que no site da e-iniciativas diz que é DDR2.
    Podiam me esclarecer esta dúvida s.f.f.?

    • 13 de Novembro de 2009 às 17:54

      Neste momento não estou informado. À data deste post sim, tinha 4Gb de RAM DDR3. Se agora fala em DDR2 é provável que tenha mudado. Se só disser simplesmente DDR, pode ser gralha, mas dizendo DDR2 é quase certo que assim seja.

  45. 97 Fernando
    13 de Novembro de 2009 às 17:58

    Sendo assim qual é que me aconselhas a encomendar para jogar alguns jogos, mas nada de jogos que puxem muito pela gráfica?

  46. 98 joaquimm
    18 de Novembro de 2009 às 23:17

    antes de mais, boa noite a todos,
    tipo vou pedir um portátil da kanguro e-escola, e estou indeciso entre o toshiba e o acer,
    a minha duvida é a seguinte, qual dos pc’s é mais rápido e duradouro (que aparentemente deverá ter menos problemas, do genero de aquecimento excessivo etc..) se bem que devo usar o pc para um pouco para tudo, tambem jogar. (qual o pc mais completo)

    obrigado pela paciência.
    abraço

    • 19 de Novembro de 2009 às 00:44

      O Acer aquece muito, contudo dizem ser natural e não acarretar qualquer perigo ou problema. É um PC completo. A gráfica é ranhosa…

      O Toshiba também é completo, tem gráfica boa. Se aquece muito, ou não, não tenho informações.

  47. 100 joaquimm
    19 de Novembro de 2009 às 21:54

    ok. obrigada, e o que me diz sobre o insys game fource!

  48. 102 Joaquim Alberto
    28 de Novembro de 2009 às 16:05

    Boa Tarde Mario Martins

    Queria uma ajuda, eu vou ficar com um portatil e-escola da optimus, dos actuais que estão disponiveis a esta data. Eu uso o portatil para office, internet, ver uns filmes, photoshop, e jogar um Football Manager 2010 ou Fifa 2010. Eu tive um insys game force em que funcionava bem, mas não gostava do brilho (ou neste caso falta dele) do ecran, era tudo muito baço, sem qualidade.

    Estou indeciso no da HP CQ61, Acer 5738zg ou Toshiba L500 o que me aconselha. uso o portatil todos os dias.

    Obrigado. Se me pudesse responder brevemente, agradecia

    Joaquim Alberto

  49. 104 Joaquim Alberto
    28 de Novembro de 2009 às 16:14

    Sr, MArioo Martins,

    So mais uma coisa a acrescentar ao que disse atras, a nivel de som o INSYS era MUITO MAU, dava som muito baixo de má qualidade. anote mais este comebtario meu, para me dar a sua opinião. Obrigado

  50. 2 de Dezembro de 2009 às 04:29

    Acabei de adquirir este Aspire, e deixo já aqui um pequeno reparo em relação a autonomia da bateria: 3:30? era bom que fosse assim! Fiz 3 testes Exaustivos a este Bateria de 4400mAh (6 Celulas) 2 testes em Poupança de energia e outro em Equilibrado. O maximo que durou foram 2:04 minutos, nos outros 1:40 e 1:50 respectivamente. Nota ainda para quem diz que o windows 7 consome menos energia das baterias: Outra Mentira! Porque fiz este teste, já com o upgrade do 7! Uma coisa que as pessoas não podem nem devem confundir, é a estimativa de tempo util que aparece na barra de tarefas, para a autonomia real da bateria. duvido muito que alguma marca de portateis, Excepto a potente “Sony” que façam baterias com uma autonomia ate 4 horas (Já nao pesso mais) Abraços…

  51. 2 de Dezembro de 2009 às 04:38

    Quero deixar tambem uma nota em relação a memoria ram que este portatil tem. Vem equipado com DDR3 mas com muito pouco desempenho! Esta memoria da “elpida” que vem de origem no portail, consegue perder em desempenho para qualquer memoria DDDR2 a 800 Mhz reparem na pontuaçao de desempenho do windows, o que ele perde no “windows aero” é devido a esta fraca memoria! Aconselho a quem tiver posses, trocar logo essa memoria por uma kingston, corsair ou OCZ. Porque meus amigos, fizeram essa memoria de proposito para o e-escolas, so pode (rssss) sao mesmo muito fraquinhas!! Se alguem duvidar do que estou aqui a escrever, uzem o “CPU-Z” monitorizem este portatil e outro com DDR2 e vejam a diferença.
    Abraços….

    • 2 de Dezembro de 2009 às 10:07

      O problema do “aero” reside na placa gráfica e não na RAM.

      O problema que aponta à RAM não reside na ram em si, mas no FSB do processador que é reduzido.

      Um code2duo, no mínimo, seria requerido. É pena que só traga um dual core.

      De todo o modo, pode verificar que a RAM é o componente que recebe mais pontos no Windows Vista, bem como no Windows 7.

      Abraços.

  52. 109 Fernando
    2 de Dezembro de 2009 às 15:06

    Então o Acer Aspire 5738ZG sempre vem com RAM DDR3 certo?

  53. 2 de Dezembro de 2009 às 17:17

    O problema é mesmo da ram, porque ainda tenho o meu antigo portatil um ACER Aspire 5050 equipado com o AMD Turion MK36 2.0 Ghz Single Core e com memoria Ram DDR2 667 e no nivel de desempenho do windows o meu turion da os 5.9, com umas memoria da “OCZ” e agora com estas DDR3 1066 no windows 7 esta a dar 5.4! Nota ainda que o FSB do “turion” tambem é 800mhz! e este turion nem dual core é sequer! Compreendo o que o amigo diz, Este Pentium Dual Core é muito fraquinho sinsenhor! nada a ver com o Core2Duo, fora de questao. Mas este problema do desempenho é mesmo da ram, e na proxima semana já com as minhas Kingston vou poder comprovar aqui isso!
    Um grande abraço…

  54. 3 de Dezembro de 2009 às 14:05

    Infelizmente o teste prometido com as memorias kingston (para aumentar o nivel de desempenho do windows) vão ficar por terra: Pois fiquei a saber na loja que os modulos da kingston, sao afinal da “Elpida” a kingston só da o nome! e como as memorias OCZ e Corsair estao mais caras, vai ficar por terra este tira teimas…
    Abraços….

  55. 113 Miguel Figueiredo
    3 de Dezembro de 2009 às 23:24

    Boas,

    eu já fiz a pre-inscrição para a kanguru e-escola mas eu quero o melhor portátil que equiibre todo o tipo de fins lúdicos. E não percebi como o Toshiba é melhor que o acer para jogos porque a placa gráfica é de qualidade igual, o acer tem mais RAM e mais 250GB no disco rigido que o Toshiba, onde é que o Toshiba é melhor?

    Agradeço resposta,

    Miguel Figueiredo

  56. 4 de Dezembro de 2009 às 14:45

    Viva pessoal, ja vi montes de indecisos acerca, do portatil a escolher. Quem esta a pensar em jogos, deve partir logo para o Toshiba, em graficos esta muito mais bem servido com ATI, sem duvida! eu escolhi o ACER por ser o mais bonito esteticamente (para mim claro) em relaçao a entrega, o meu na Optimus demorou 5 dias, foi fantastico! mas como é obvio e dependendo das diferentes lojas e disponiblidade poderá em alguns casos levar mais algum tempo.
    Quero ainda deixar aqui uma nota a quem esta adquirir agora o potatil, nao se esqueçam de fazer o Upgrade para Windows 7, Pois este é gratuito e tem direito a ele, pagam apenas os portes de envio, eu paguei 14 euros na ACER, portanto, aproveitem…..
    Abraço

  57. 116 joaquim
    6 de Dezembro de 2009 às 20:16

    mario.

    e o que me diz do DELL da optimus, em relaçao ao toshiba,

    abraço.

  58. 118 Helder
    12 de Dezembro de 2009 às 01:09

    Boas !
    Comprei o acer aspire 5738ZG e ao mudar as definiçoes da bateria para poupança de energia ( por exemplo ), o ecrã fica com a mesma intensidade de luz e etc . tudo fica igual :s Já fui ver as definiçoes de poupança de energia e é suposto , o pc ficar com menos ‘qualidade’ (menos intensidade de luz e assim ).
    Se alguém me puder ajudar, agradecia ..
    Obrigado

  59. 119 High Skilled Cs Player oh yea!
    18 de Dezembro de 2009 às 13:24

    alguem podia criticar o dell por favor?

    a grafika e a marca em si sao superiores ao acer.
    processador melhor k o do toshiba, led e mais 50gb.

    gostava mais d saber s alguem ja tev ou testou um ou coisa parecida. obrg

    • 18 de Dezembro de 2009 às 15:09

      O Dell é muito interessante. Entre esse e o Acer, as diferenças serão mínimas.

      Já o toshiba, para não variar, joga noutro campeonato em termos gráficos.

      Tudo depende da finalidade do portátil.

      Se vai jogar, o toshiba é a melhor escolha. Se não jogar muito, ou nada, então vá pelo ACER ou DELL.

      Quanto a “uma marca ser melhor que a outra”, desista dessa ideia peregrina.

  60. 121 Hélio Nunes
    18 de Dezembro de 2009 às 15:18

    OK. Muito obrigado .
    E que como tem botão para ligação pensei que tivesse .

  61. 123 Sabino Rui
    20 de Dezembro de 2009 às 12:39

    Qual o melhor pc do e-escola para jogar?

  62. 125 Pedro
    25 de Dezembro de 2009 às 07:46

    Boas
    Comprei o acer aspire 5738zg na worten
    Vem com dois pixels mortos, eles trocam isto?
    O que devo fazer
    Ainda nao fez 15 dias da compra…

    • 25 de Dezembro de 2009 às 13:03

      Viva!

      A garantia só tem lugar quando o número de pixels mortos chegar a 6.

      Como ainda está dentro dos 15 dias, vá e troque por outro, diga que o ecrã tem defeito (e tem, pixels mortos, apesar de comuns, são defeitos num produto novo) e quer trocar por um sem o defeito no ecrã.

      Cumprimentos.

  63. 127 isabel
    26 de Dezembro de 2009 às 19:00

    eu so tenho a dizer que estou no meu segundo acer e nunca tive problemas com nenhum dos dois. aliás, o primeiro que tive so o troquei, porque, coitado, ja tinha 6 anos e começava a ficar um bocado pesado para tudo o que eu precisava nele. mas o computador ainda continua em uso e se correr bem ainda vai durar mais uns anos. isso de dizer que a acer nao presta nao é mais do que um preconceito. qualquer marca de portateis tem portateis que saem 5* e portateis que começam logo a dar problemas ao primeiro clique. eu nunca tive problemas com esta marca, mas há quem tenha. assim como com qualquer outra marca.

    • 26 de Dezembro de 2009 às 19:53

      Eu tambem já vou no segundo ACER, e nenhum dos dois deu problemas! O problema aqui são mesmo os usuarios e o tipo de uso que dao aos computadores. Antes de utilizar o que quer que seja, as pessoa tem de se preocupar em ler os manuais de instrução e só depois utilizarem o equipamento. Os Portugueses por habito, usam primeiro e depois reparam que fizeram M****. ACER é uma marca de topo à ja alguns anos, e no ano 2008 ate foi a marca que mais portateis vendeu em todo o mundo portanto, é uma marca de confiança. A maioria de problemas que os computadores dão, são de software, e nenhuma marca tem culpa se as pessoas nao sabem trabalhar com Windows, e depois danificar o equipamento. Façam apenas o que sabem.
      abraços….

  64. 129 zzxyz
    30 de Dezembro de 2009 às 21:46

    Vai daí seus cacas tenho o insys game force que nao vale um cu ja avariou nao sei quantas vezes a jogar pes

  65. 130 Tuga21
    3 de Janeiro de 2010 às 21:12

    Boas,
    estou actualmente a frequentar um curso das novas oportunidades e pretendo adquirir o portátil ACER 5738ZG e gostaria de saber se alguém que o tenha adquirido se me podia confirmar se vem equipado com memoria DDR3. Obrigada

  66. 4 de Janeiro de 2010 às 18:27

    Ola caros Amigos. Acerca de troca de CPU neste notbook, já me informei directamente com ACER e eles informaram que tal não é possivel, apesar de esta board usar o socket “P” o mesmo dos Core2Duo. O problema é, que nao ixiste actualizaçao para a bios desta boarda para Core2Duo. Eu tambem pensei nessa hipotese, mas fiquei lolgo desanimado. Só não se perceber, porque um fabricante de computadores vai colocar memoria DDR3 a 1066, com um processador com um HT,Link a 800, e ainda por cima sem hipotese de Upgrade. Um autentico disparate! Estes fabricantes das duas uma. Ou não percebem nada de informatica, ou andam mesmo a brincar com os consumidores. (porque a memoria DDR3 é mais cara) ficaria mais bem servido com umas DDR2 800. Abraços

  67. 139 Joaquim
    9 de Janeiro de 2010 às 00:27

    ola novamente, eu venho perguntar, se a diferena da grafica do acer em relaao a do toshiba, assim to notoria na pratica, ao jogar,.(explique-me por favor, detalhadamente)

  68. 141 David
    22 de Janeiro de 2010 às 23:31

    Boa noite Mario.

    Tenho oportunidade de ter um portatil através das novas oportunidades.
    Não faço muitos jogos, faço alguns mas não puxam demais pelo pc.
    Se estivesse no meu lugar qual o portatil que compraria para si? O Toshiba L500, o Acer 5738ZG (que já há muito que a optimus não o recebe), HP CQ61 ou o DELL?
    Quero ter um computador onde possa instalar PHOTOSHOP, COREL e não se arraste. Não me preocupa o disco pois tenho um externo de 500 GB.
    Obrigado pela atenção.

  69. 27 de Janeiro de 2010 às 03:31

    ha mtas diferenças entre a placa grafica do L500 e da do Dell q estao na optimus!?
    Poderiam-me tirar esta duvida por favor, é q estou mt indeciso entre estes dois portateis. Qual a vossa opiniao sobre o Dell
    Inspiron 1545. Obrigado pela atençao

  70. 146 Tuga21
    29 de Janeiro de 2010 às 14:49

    Bom dia, alguem me poderia dizer de que cor é o acer 5738ZG.

  71. 149 Luis
    30 de Janeiro de 2010 às 02:37

    Boas pessoal,
    Para mim hoje em dia a única diferença de marca para marca é a carcaça,o que está por dentro é tudo igual,e se gostarem de um portátil não hesitem por causa da marca se ouviram histórias X ou Y,porque qualquer marca pode infelizmente lançar para o mercado equipamentos com defeito de fabrico,mas para isso é que serve a garantia!
    Eu possuo um toshiba L500 19f,já é o 3o aqui em minha casa,mas comprei este toshiba pelas caracteristicas/preço,até estava para comprar um acer,mas perferi dar mais um pouco e trazer esta gráfica melhor a do acer era a ati mobility radeon hd4570 igual á do toshiba l500 do e-escola,e este toshiba veio com a mobility radeon hd4650 1gb dedicados.
    Na minha família tenho 3 acers 2 já com bastante tempo e ainda continuam a rular forte e feio,tirando o desgaste sofrido pela bateria ao longo dos anos estão como novos,e para trabalhar são máquinas com um comportamento excelente,por isso esqueçam isso de que se comprarem acer lhes vai dar raia,fora da minha família também conheço bastante pessoal que tem acer e que está bastante satisfeito!
    Em relação aos insys gameforce,como já li aqui essa história curiosa de a gráfica ter explodido a rodar gta4,com o do meu colega que tem a mesma gráfica a geforce g105m passa-se uma coisa interessante o portátil dele quando está a rodar jogos não aquece nada,aquece é bastante quando se está a trabalhar com ele,office,net,música,o que é bastante curioso!
    Mas para qualquer portátil recomendo sempre um cooler!
    Agora se gostarem do design e das características de um portátil não hesitem por causa da marca!
    Cumprimentos

  72. 150 Miguel Duarte
    8 de Fevereiro de 2010 às 11:14

    Boas!
    Eu comprei o portátil do E-Escolas Acer aspire 5738 ZG e andava a pesquisar pela net sobre este pc.
    Gostava de pedir ajuda em relação a uma coisa, eu tenho net 10 megas da ZON e jogo Voyage Century Online, em que dá para ter várias contas abertas do jogo. O que me acontece é que o jogo fica extremamente lento quando são abertas 3 contas, e supostamente com as caracteristicas deste pc eu poderia ter varias contas sem quaisquer problemas… E até porque já tenho o pc no max desempenho…
    Mário sabes me explicar porque é que isto acontece? Será da minha ligação á internet ou do meu pc? Se for do pc há alguma maneira de resolver isto?

    Agradeço a atenção,

    cumprimentos.

  73. 151 David
    12 de Fevereiro de 2010 às 23:54

    Na Optimus (Kanguru) já ha o ACER 5738ZG, com as ultimas melhorias como placa grafica e sistema operativo

    Acer ASPIRE 5738ZG
    CARACTERÍSTICAS GERAIS
    ProcessadorCoreDuo T4400 2,2 GHZ/800MHz

    Memória8 GB (4 GB RAM + 4 GB MMC)
    Disco RígidoDisco 500 GBPlaca GráficaATI Radeon HD 4570, 512 MB
    DisplayEcrã 15,6’’ LED CB HD720

    Dispositivo ÓpticoDVD-RWWebcamWebcam 1.3 MPIXDispositivos I/OHDMIPlaca de RedeEthernet 10/100/1000 MbComunicaçõesWi-Fi 802.11 bgnDispositivos I/O4 x USB 2.0
    Sistema de SomSom Dolby
    Peso383x250x370 2,8 KgGarantiaGarantia 2 anos

    SOFTWARE
    Sistema OperativoWindows® 7 Home Premium

  74. 152 Miguel Duarte
    13 de Fevereiro de 2010 às 15:33

    Boas Mário, respondeu á minha questão?
    Cumps

  75. 14 de Fevereiro de 2010 às 11:42

    Acho que qualquer uma das ofertas tanto da Optimus como da TMN são fraquinhos para jogos, cumprem apenas. No que se referem a este ou aquele serem bons ou maus lembrem-se dum cliché muito giro que tá no filme do armageddon. Em que o astronauta russo dizia ” americano, russo, é tudo feito em Taiwan! ”
    Acho que aqui se pode aplicar esse mesmo cliché, Pois debaixo de uma boa ou má construção estão exatamente os mesmos componentes de uns e outros portáteis.

    Tenho um Gameforce da Insys, marca PORTUGUESA muito boa que nos ultimos anos tem inovado no segmento dos portáteis. Este portátil cumpre com jogos como o CODMW2 mas não é nada por ai alem, acho uma piada quando vejo aqui pessoal a dizer que joga este jogo a 30 fps… yeah ok…
    so se for na resolução 800×600 com tudo no minimo!

    Resumindo e concluindo, lembrem-se que os portáteis foram inventados para o trabalho, não para jogos, e estes do âmbito e-escola, são somente para isso. Tudo o mais que façam com eles é um acidente á espera de acontecer, como o tal amigo, que lhe explodiu o portátil na cara, depois duma hora de GTA. (LOL).

    • 14 de Fevereiro de 2010 às 13:33

      Sim, concordo com quase tudo. Excepto quando diz que temos que nos lembrar que os portáteis foram inventados para o trabalho. Se por num lado isso é verdade, por outro, se formos por essa linha de pensamento, os Computador também foi inventado para fazer cálculos, isto é, para ser uma calculadora. E hoje em dia todos nós sabemos as possibilidades infinitas, sendo que o computador, apesar de tudo, continua a ser simplesmente uma super-calculadora.

      É certo que os portáteis do e-escola são para trabalho e não para jogos. Mas também é certo que muitas pessoas não têm possibilidade de comprar portáteis de outra forma. Nem todos vivem bem. Nem todos podem ter desktop, portátil, mediacenter e consola. Se lhe podermos dar a melhor solução possível, num só, para que se possam divertir com a sua “pequena máquina”, estamos todos a fazer um óptimo serviço.

      Obrigado pelo seu comentário.

  76. 156 João Veríssimo
    16 de Fevereiro de 2010 às 17:28

    Caro Mário Martins Parabéns pelo Blog.
    Visualizei agora a página da kanguru e entrei em contacto com eles e confirmaram que houve um upgrade ao acer 5738ZG.

    Processador – CoreDuo T4400 2,2 GHZ/800MHz

    Memória – 8 GB (4 GB RAM + 4 GB MMC)

    Disco Rígido – Disco 500 GB

    Placa Gráfica – ATI Radeon HD 4570, 512 MB

    Display – Ecrã 15,6’’ LED CB HD720

    Dispositivo Óptico – DVD-RW

    Webcam – Webcam 1.3 MPIX

    Dispositivos I/O – HDMI

    Placa de Rede – Ethernet 10/100/1000 Mb

    Comunicações – Wi-Fi 802.11 bgn

    Dispositivos I/O – 4 x USB 2.0

    Sistema de Som – Som Dolby

    Peso – 383x250x370 2,8 Kg

    O que diz agora com esta gráfica?

    Melhores Cumprimentos

  77. 158 Ricardo Silva
    8 de Março de 2010 às 03:02

    Caro Mário,

    Não percebo porque diz que o Toshiba L500 é melhor para jogos em relação ao Acer. É que ambos estão agora equipados com uma ATI Radeon HD 4570, 512 MB. O processador é igual, mas o Acer tem mais RAM. Sendo que o ecrã é LED, creio que mesmo para jogos o Acer é superior. Estou enganado?

    Obrigado pela forma extremamente amigável e paciente como vai respondendo às questões colocadas.

    Abraço

    • 8 de Março de 2010 às 09:53

      Caro Ricardo, chegou tarde à discussão.

      Inicialmente o Acer 5738ZG vinha equipado com a Nvidia 105m, como aliás pode ver pelo artigo supra.

      Entretanto já tive aqui oportunidade de comentar que, neste momento, o acer é a melhor escolha novamente.

      Abraço.

  78. 160 paulo martins
    13 de Maio de 2010 às 21:28

    ola .o meu acer agora ao iniciar,dá frequentemente “cadeia de erro ciclica” desligo, e tento novamente. sera que tem algum problema? respondam para o mail please.

  79. 161 Daniel Dias
    9 de Agosto de 2010 às 07:11

    Boas

    Queria só fazer uma perguntinha nada demais!

    Como já reparei agora o acer vem equipado com a Ati HD4570 (um gráfica boa para mim)

    Mas eu tenho este Acer mas com a gráfica G105m e queria saber se dava para fazer upgrade para esta através da Acer!

    Espero que me respondam.

    sem mais um abraço

  80. 163 ddjei12
    31 de Agosto de 2011 às 12:50

    boas eu tenho este modelo da acer da escola e no primeiro ano n tive razões nenhumas de queixa ,mas agora quado jogo um jogo que puxa um bocado como por exemplo o pes11 a placa chega a atingir os 90 ºg n sei o que ei de fazer ,instalei o quindow 7 no lugar do vista n sei se isso tem alguma coisa a ver …Porfavor me de uma ajudinha 🙂

  81. 164 Nuno Fernandes
    13 de Setembro de 2011 às 04:38

    Olá. Tenho uma pergunta e agradeço que me respondam! 🙂
    Eu tenho este computador, o Acer Aspire 5738G, comprei-o no e.escola da TMN, acerca de 1 ano atrás.
    E desde a primeira vez que o liguei ele “encrava” constantemente. Encrava tudo, mesmo tudo. O rato não mexe, as teclas não funcionam, enfim encrava por completo. E quando encrava, vamos imaginar que eu estava a ver um filme, e no filme uma pessoa dizia “B”. Então o computador encrava e o som prolonga-se “Bbbbbbbbbbbbb…”. Ás vezes quando encrava encrava e reinicia, mas é muito raro.
    O computador vinha com o Windows Vista, mas como encravava eu pensei eu instalar-lhe o Windows 7, mas o problema continua igual. Já fui com o computador a uma loja de informática e eles disseram para instalar um novo browser de internet, mas o problema permaneceu. Eu acho que o problema é no hardware e não no software.
    Alguém me podia ajudar? Este computador é muito bom adorava tê-lo num bom estado.

  82. 165 RISOS
    13 de Novembro de 2011 às 01:45

    Entrei numa pagina e cai nesta conversa, tive curiosidade em ler…
    E só quero dizer:

    “daniel” das conversas de cima, que tava a fod*r a cabeça ao mário martins, : DEITA-TE AO LIXO PELAS ALMINHAS!!!

  83. 166 RISOS
    13 de Novembro de 2011 às 01:47

    O daniel das conversas no inicio


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Julho 2009
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 430,267 visitantes

%d bloggers like this: