10
Jun
09

Quarta-Feira de Feira (semana I)

Enquanto vasculhava a minha pequena e singela biblioteca, deparei-me com alguns livros absolutamente fantásticos de ilustrações humorísticas que, em tempos, fizeram as minhas delícias e que, entretanto, foram ficando esquecidos e preteridos por outro tipo de leituras menos visuais (no sentido literal).

Verdade seja dita, a visão, a imagem, tem toda uma potência acústica, é todo um mundo de proporções subjectivas que cada um constrói de forma única no seu âmago.

Desta feita, e porque gostaria de partilhar convosco esses livros fabulosos da Colecção “Humor com humor se paga”, da Publicações Dom Quixote, decidi criar uma rubrica semanal que terá um intuito humorístico, até porque a semana vai a meio e é sempre tão necessário descomprimir do stress do trabalho, a que darei o nome de “Quarta-Feira de Feira”. Esta é também a forma deste blog celebrar o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, com o inicio de uma rubrica com uma componente social forte.

O nome escolhido prende-se com o facto de eu procurar aqui uma sobreposição de humor com um certo olhar crítico sobre a sociedade e, digamos assim, sobre a própria “natureza humana. Certamente saberão que muitos escritores associam a imagem da “Feira” a um antro de “escarro social” onde podemos encontrar tudo o que de bom e mau tem o Homem e a Sociedade, como é o caso do famoso poeta Russo, Ossip Mandelstam, entre muitos outros, daí a escolha do título.

No final de cada imagem colocarei sempre um pequeno comentário pessoal que, como é claro, não deve ser confundido como título, ou outra impressão pessoal qualquer do próprio autor das ilustrações, é tão-somente um pequeno comentário meu como forma de suscitar algum tema polémico, ou meramente cominativo.

Portanto, sem mais palavras, resta-me desejar que esta rubrica seja do vosso agrado e que origine muitos comentários acerca da interpretação que, certamente, cada um de vocês fará.

Aqui ficam as ilustrações desta semana:
rubrica 1

(quando os socialmente excluídos começam a estorvar…)


rubrica 2

(o tamanho não é tudo…)


rubrica 3

(teoria da relatividade…)


rubrica 4

(a imagem do computador suscita-me uma certa empresa…)

NOTA: todas as imagens foram retiradas de “POTENTES, PREPOTENTES E IMPOTENTES” de Quino (Joaquín Salvador Lavado), da colecção “Humor com humor se paga”, publicações Dom Quixote.

Para a semana há mais.

EDITED: Já agora fica aqui a primeira reacção a esta nova rubrica semanal:

56

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Junho 2009
S T Q Q S S D
« Maio   Jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Os mais clicados

  • Nenhum

Visitas

  • 428,343 visitantes

%d bloggers like this: