31
Maio
09

Manuela Moura Guedes faz “jornalismo reprovável”

Manuela Moura Guedes faz "jornalismo reprovável"

(Fotografia © Gonçalo Villaverde-DN)

Depois de ler o artigo da colega Conceição Paulino no Glob-PT, e uma vez que a questão do jornalismo de Manuela Moura Guedes tem vindo a ser amplamente discutida neste blog, fiz mais algumas pesquisas acerca do tema na medida em que não esperava que o Conselho Deontológico do Sindicado dos Jornalistas (CDSJ) tivesse a coragem de expressar o óbvio da forma como o fez. O CDSJ, que se reuniu no dia 29 para dar parecer sobre a recente entrevista ao Bastonário da Ordem dos Advogados, pela voz do seu presidente, Orlando César, e em declarações prestadas à Lusa, considera que Manuela Moura Guedes pratica um “jornalismo reprovável”, aclarando:

Consideramos esta forma de estar no jornalismo e de fazer jornalismo reprovável.

O Conselho Deontológico não pode deixar de reprovar o desempenho de Manuela Moura Guedes na condução do ‘Jornal Nacional – 6.ª feira’ e concitar a própria e a direcção da TVI ao cumprimento dos valores éticos da profissão.

Analisámos apenas este caso, que constitui um avolumar de situações e nos levou a tomar uma posição. Além disso, recebemos pedidos de pareceres e queixas de jornalistas e telespectadores.

Considera-se inaceitável que, para além de outros aspectos, na apresentação das notícias, o jornalista confunda factos e opiniões e se exima da responsabilidade de comentar as notícias com honestidade.

Os pivôs devem estar claramente conscientes de qual o seu papel, se o de ‘entertainer’ ou o de jornalista, não devendo confundir o conflito e o espectacular com a importância das notícias.

O CDSJ sublinhou ainda que os jornalistas devem “permitir que os seus entrevistados expressem os seus pontos de vista com serenidade e não sejam apenas convidados a participar num espectáculo de enxovalho, em que eles são as vítimas.” Desta feita, devem abster-se de introduzir apartes, comentários, expressões e recorrer à linguagem não oral, susceptíveis de conotarem e contaminarem o conteúdo informativo, comprometendo a própria isenção dos profissionais que, conjuntamente, trabalham naquele espaço de informação“.

in Diário de Notícias

O comunidade do CDSJ pode ser consultado aqui.

Anúncios

0 Responses to “Manuela Moura Guedes faz “jornalismo reprovável””



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Maio 2009
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 430,369 visitantes

%d bloggers like this: