12
Abr
09

NVidia Ion

O conceito dos mini-computadores está na moda. Num momento em que a crise obriga tanto os produtores como os revendedores a procurarem soluções de mercado a um preço “decente”, começa a fazer cada vez menos sentido investir milhares de euros em hardware topo de gama.

É óbvio que nada substitui um PC artilhado com as últimas novidades em hardware e, sem dúvida, existem profissionais e hardcore gamers que necessitam desse tipo de poder para prosseguirem a sua actividade. Esse mercado sempre subsistirá! Não obstante, o utilizar médio e doméstico que procura apenas uma solução de trabalho, multimédia e de diversão “soft”, não está em condições de adquirir um PC de gama alta com o ónus de ter que o actualizar pontualmente, até porque um verdadeiro upgrade só resulta quando feito de raiz. Já para não falar que esses PC’s são ávidos consumidores de energia e de espaço!

Nesse sentido a indústria investiu imenso nos “net-books”. Com eles surgiram certas e determinadas necessidades: componentes de dimensões reduzidas, com capacidade de processamento quando baste e com consumos energéticos diminutos. Contudo, o mercado dos net-books abrange tão-somente aquelas pessoas que necessitam de um terminal de acesso à internet a todo o momento, ou de uma máquina de trabalho simples. Na verdade a capacidade multimédia e de lazer dos “net-books” está muito aquém do desejável. Por um lado porque, nos dias que correm, o processamento multi-core é essencial. Por outro lado porque para que um processador esteja liberto para fazer exactamente aquilo para o que foi construído, é necessário um conjunto de componentes extra como GPU’s e placas audio dedicadas. Para além disso, este mercado não possui componentes com tecnologia que descodifiquem via hardware os novos conteúdos de alta definição.

Foi então que a NVidia surgiu com aquela que seria a verdadeira revolução nos desktops, uma solução que responderia àquelas carências dos “net-books”. A proposta era simples: um computador caseiro de dimensões extremamente reduzidas, com processamento multimédia e gráfico acima da média e com consumos energéticos reduzidos. A portabilidade estaria assegurada, ainda que um ecrã seja requerido. Contudo, tal tecnologia pode também, no futuro, ser adoptada para os “net-books”. Ou seja, uma “mini-máquina” capaz de fazer tudo aquilo que fazem os grandes desktops por um preço acessível. Um PC que até pode muito bem ser substituído todos os anos por versões mais recente e mais poderosas. O nome dessa máquina seria “NVidia Ion“, cujas especificações podem encontrar no site da NVidia.

Recentemente, na CES 2009, a NVidia mostrou aquilo de que o Ion é capaz:

E podemos verificar as suas capacidades de multi-tasking:

E notícias recentes mostram que os fabricantes já compreenderam bem que o Ion é uma oportunidade de negócio única, lucrativa, interessante e de longo prazo, tanto para o mercado doméstico como para o mercado empresarial, especialmente em época de crise global. A Acer já anunciou o seu novo “Aspire Revo“, uma mini-pc baseado na tecnologia NVidia Ion e que promete imenso.

aspire_revo1

aspire_revo2

aspire_revo3

Quanto a mim esta proposta é mais do que interessante e está na minha lista de compras futuras – até porque estou a precisar de PC novo. Sabido é que o Ion virá inicialmente equipado com um processador Atom dual-core da Intel, bem como com um GPU GeForce 9400M, o que, só por si, garante performance mais do que suficiente para a esmagadora maioria dos utilizadores.

Estou em crer que este será o futuro a seguir para o mercado doméstico, tanto pela mobilidade e reduzidas dimensões, como pela capacidade de processamento, pelo consumo energético e, claro, pelo preço.

Anúncios

0 Responses to “NVidia Ion”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Abril 2009
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 426,995 visitantes

%d bloggers like this: