08
Fev
09

Os nossos PC’s estão manchados de sague

Este título parece um absurdo, mas na realidade está muito longe de o ser. Todos os componentes electrónicos que possamos conhecer e que nos chegam às mãos com a maior das facilidades, são constituídos por minério que é extraído, em grande parte, das minas da República Democrática do Congo, onde trabalham crianças e adultos em condições inumanas – são “escravos” no sentido literal da palavra! As crianças são especialmente apreciadas para este tipo de trabalho devido ao tamanho reduzido das mãos que, assim,  facilitam a extracção do minério.

Se acorrermos à história da República Democrática do Congo, verificamos que está marcada por sucessivas guerras, golpes e ocupações por parte de grupos rebeldes. Estes, claro está, são apoiados por países vizinhos que têm interesses não apenas políticos, interessando-lhes mais as riquezas naturais do Congo – nomeadamente o “coltan” (minério de extraordinárias propriedades eléctricas e extremamente resistente ao calor, também designado por “ouro azul”). Mas o coltan é tão somente o mais recente dos interesses – quem não se lembra do ouro e diamantes de sangue?

Coltan-columbite-tantalite.jpg

Subnutrição, acidentes e doenças provocadas pelos compostos químicos utilizados para separar o minério pretendido, são apenas alguns dos males que estão a dar origem a esta autêntica calamidade, sendo que os níveis de mortalidade são imensuráveis. É de seres humanos que estamos a falar!!!

Praticamente todos os equipamentos electrónicos que conhecemos são constituídos por “coltan”. Ex: Telemóveis, Computadores, Satélites, Naves Espaciais e, claro, Armas!!!

electronics

Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Cazaquistão – são apenas alguns dos principais importadores dessa matéria que, depois de extraída, vai para o Ruanda que funciona como intermediário para os verdadeiros importadores primeiramente enumerados.

Enfim, não quero ser hipócrita, até porque eu, como todos nós, adoramos os nossos telemóveis, pc’s e componentes de variada índole – mas é uma obrigação nossa, enquanto cidadãos e enquanto homens e mulheres do mundo, nos nossos blogs, nas nossas conversas do dia-a-dia, nas universidades, faculdades e escolas, denunciar o que acontece actualmente na República Democrática do Congo!

Talvez não seja de todo descabido começar a obrigar os grandes fabricantes a revelar a origem do minério e de toda a matéria prima, em geral, que utilizam nos componentes que nos vendem. Para que, assim, possamos nós também dar uma resposta cabal a quem se aproveita terrivelmente de outros seres humanos nossos semelhantes!

Fonte Sic Notícias

Anúncios

0 Responses to “Os nossos PC’s estão manchados de sague”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Fevereiro 2009
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 427,004 visitantes

%d bloggers like this: