25
Jan
09

PeerGuardian 2

Infelizmente, nos dias que correm, ninguém pode navegar na internet ou descarregar o que quer que seja sem estar sujeito ao controlo maléfico de empresas e entidades que pretendem restringir a liberdade das pessoas a todo o custo – inclusive na internet! Do mesmo modo é impossível navegar de forma segura por alguns dos nossos sites favoritos, agora é quase o pão nosso de cada dia sermos bombardeados por janelinhas que executam código maléfico, descarregam spyware ou fazem publicidade a vigarice…

logostrip_l

O PeerGuardian 2 é um pequeno utilitário que responde a muitos desses problemas porque, simplesmente, bloqueia os ip’s dessas entidades (desde que constem da base de dados). Mas como seria complicado para o comum utilizador procurar os ip’s daquelas entidades anti-liberdade e dos sites que alojam spyware para depois o adicionar à lista de bloqueio, até porque nem todas têm ip fixo, este utilitário facilita a tarefa, estando ligado a uma base de dados que é actualizada todos os dias e que contém todas as listas que possamos imaginar – bloqueio de ip’s de Ads, ip’s governamentais,  ip’s de entidades anti-p2p, ip’s de Spyware, etc…

Depois de descarregar as listas que escolhemos temos a opção de bloquear qualquer protocolo, http incluído, ou apenas os outros protocolos, deixando o http livre.

A esmagadora maioria dos utilizadores do PeerGuardian 2 utilizam-no quando estão a descarregar de redes p2p – e garanto-vos que ficariam surpreendidos da quantidade de entidades que, a cada segundo, nos andam a espionar! Tenho utilizado este utilitário principalmente para navegar na internet e verifiquei que muitos daqueles cookies irritantes deixaram de surgir. Em outros casos alguns sites só abriam parcialmente. Depois testei desligar o peerguardian e verificava que se tratavam de publicidades duvidosas relacionadas com “encontros amorosos” ou com “telemóveis”…

Sem dúvida que o PeerGuardian 2 é uma excelente solução para qualquer pessoa que paga a sua ligação à internet e está farto de ser espionado, tanto enquanto navega com enquanto descarrega de redes p2p, mas também é uma excelente solução para os mais descuidados, isto é, aqueles que não conseguem parar de clicar em tudo o que lhes aparece…

NOTA: Só para verificarem como algumas empresas do campo da segurança também andam (ou pelo menos andavam) a fazer das suas pela internet:

PeerGuardian: now with viruses!

At least, according to NOD32.

ESET, the makers of NOD32 Antivirus, were recently added to Bluetack’s level 1 blocklist due to some P2P activity Bluetack detected from an ESET netblock. Despite assuring an ESET representative that the level 1 list was doing its intended job correctly by blocking an organization with a suspected P2P presence, and that you, our users, do indeed choose to run PeerGuardian specifically for this purpose (and that those in our community who trust ESET could very easily set an allow entry for them), Bluetack apparently got a frivolous legal threat from them.

ESET’s solution? To classify PeerGuardian as a virus.

So if you’re a user of NOD32 you will have to make sure it knows PeerGuardian isn’t a threat. Or do what I would do: switch to an antivirus that doesn’t classify legitimate applications as a virus just because it conflicts with its company’s interests. Maybe Avast, or Symantec.

Edit: It appears ESET has reconsidered their decision, and PeerGuardian will be out of their definitions in a future update.
Edit 2: I’ve been informed PeerGuardian was classified as a general malware, not as a virus.

Se o vosso NOD ainda declarar o PeerGuardian como malware não se admirem, é simplesmente a resposta da Esset à atenção da Bluetack que, como os apanhou a expiar na net, adicionou-os à lista de bloqueio… A resposta é o que se vê.

Abraços.

Anúncios

0 Responses to “PeerGuardian 2”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Janeiro 2009
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 430,267 visitantes

%d bloggers like this: