08
Out
08

Linux + Netbook = Devolução

Então não é que, segundo um executivo da MSI, os mini-portáteis (mais conhecidos por netbooks) que se fazem acompanhar com SO Linux têm uma taxa de devolução quatro vezes superior? Hum, Hum, Hum? Bem, vejamos, se bem me recordo o Netbook da MSI (com nome “Wind”) vem com uma versão adaptada do Suse. Pois, será caso para dizer que metade fica logo explicado. Isto é, com tantas distribuições que, creio, são muito superiores ao Suse, como por exemplo o Ubuntu, ou o Mandriva, a MSI teve a triste ideia de optar pelo Suse. Mas atenção, não quero com isto dizer que o Suse seja uma má distribuição linux, até porque não é. No fundo, até consigo compreender a escolha – o Suse é bonito que se farta!

Claro que o resto da explicação se prende, por um  lado, com os consumidores, por outro, com os vendedores! E agora vocês questionam: E o linux não tem nada a ver com isso? Tem claro, especialmente para a mente dos consumidores, o que não significa que seja um mal do Netbook em si. Sejamos claros: Até ao momento as distribuições linux são as melhores adaptadas aos Netbooks. São mais rápidas, são mais estáveis, têm um ambiente gráfico mais agradável e que facilita a leitura (por não apresentar caracteres minúsculos), estão munidos de todo o software necessário e indicado para o tipo de utilização de um Netbook e estão já muito bem adaptadas a essa plataforma. O que é que tem de errado o Linux?

Quantas vezes estamos numa “mega-loja” onde centenas de clientes olham os produtos expostos e encontramos  uns cromos, ou uma cromas, com a conversa do: “Olha que giro e barato”! E depois vai o bronco do empregado (geralmente lavrador) dizer: “Cuidado com este aqui, vá antes por aquele que é igual mas traz Windows XPê!”. Por falar nisto ainda me lembro de um excelente post de um colega agregado no planetgeek em relação a isto mesmo (se o encontrar, ou se o autor entender que é o dele e tiver a gentiliza de o indicar, publico-o aqui para vocês terem melhor a noção do que falo). Epa, é que esses lavradores chegam mesmo a convencer as pessoas que no linux só se instalam programas pela “linha de comandos” (como eles lhe chamam)! Depois ainda têm a coragem, ou descaramento (chamem-lhe o que quiserem) de dizerem às pessoas que em Linux jogar é complicado, como se, em si e em abstracto, a afirmação fosse a maior das verdades, e como se, não tão em si, mas mais em concreto, um Netbook fosse uma máquina de jogos! Mas o que é isto?

Ainda assim, se o cliente insistir em levar o Netbook com Linux e tiver alguma dificuldade inicial, nem perde tempo a adaptar-se a um novo conceito com o qual nunca teve contacto, uma vez que o labrego do funcionário lhe garantiu que a versão com Windows faz maravilhas e que a troca é possível! Falta é saber a quantidade de pessoas que, se uma segunda troca fosse possível, voltariam para o Linux!

A verdade é que os consumidores são levados a crer que um Netbook faz tudo como os “grandes”, até jogar decentemente (vejam lá), quando essa nunca foi a ideia! Quem tem Linux instalado, anda convencido que não consegue extrair mais da máquina porque o linux é só “linha de comandos” e bla bla bla. Quem tem Windows instalado e já não tem a desculpa do SO para dar, apercebe-se que aquilo que um Netbook tem para oferecer não é o mesmo de um Desktop, simplesmente porque essa nunca foi a intensão, mas também não querem ir trocar pelo Linux com medo do “diabo dos infernos” que é a “linha de comandos”.

No fundo isto é que é uma tristeza, talvez a maior de todos os tempos: Mas alguém pensa que os fabricantes de Netbooks decidiram, assim do nada, colocar Linux neles só a pensar no preço? Mas ainda existe neste mundo alguém tão ingénuo ao ponto de pensar que esses fabricantes iam colocar a Microsoft em cheque por causa da carteirinha dos seus “clientezinhos”! Podem acordar desse mundo! Talvez até concluir de uma vez por todas que eles colocam Linux nos seus Netbooks porque é o SO que, até ao momento, melhor a eles se adaptam e deles extraem todo o seu potencial. Ponto final parágrafo. e…

… DE UMA VEZ POR TODAS: IGNOREM ESSES LABREGOS!!!

Mas como eu sei que muitos vão ler isto e continuar a achar que nós, por cá, gostamos é de dizer mal da Microsoft a troco de tudo, como se não fosse nada que a gente ganha com isso, a única coisa que resta de consolo em tudo isto é que a MSI já anda a considerar o Ubuntu… Enfim, salvou-se alguma coisa.


5 Responses to “Linux + Netbook = Devolução”


  1. 1 Rafael
    8 de Outubro de 2008 às 00:43

    Isto é tão verdade! Umas semanas atrás presenciei um caso de estes em pessoa, no MediaMarkt de Aveiro. O “funcionário” fez todos os possíveis para encaminhar o interessado cliente para a versão windows do Eee 901 uma vez que em linux nem a placa 3G conseguiria colocar a funcionar (a dizer verdade creio que a experiência não seria out-of-the-box, mas dai a impossível…).
    Só me arrependo de na altura não ter interrompido para colocar os pontos nos is.
    Para quando funcionários nas lojas de informática que saibam do que estão a falar?

  2. 2 afonso
    9 de Outubro de 2008 às 16:48

    As pessoas devolvem os portáteis porque o Linux é uma *** e ponto final.

  3. 9 de Outubro de 2008 às 16:49

    afonso, obrigado pelo seu comentário.

    Importa-se de desenvolver o seu pensamento?

  4. 4 Tiago Miranda
    30 de Outubro de 2008 às 12:24

    Grande post e bem comentado!

    Um netbook para mim só é netbook com o linux, quem é que consegue usar por ex. o acer one com o windows xp na resolução 1024×600 com 96ppl??? somos obrigados a usar os 120 e mesmo assim fica tudo minusculo!
    A mim quem me tira a bela consola do linux (onde controlo tudo) é como se cortassem o cabelo ao sansão😀
    Ja viram bem a diferença do touchpad dum acer one no linux e windows xp??? mesmo acelarando no windows xp a velocidade do mesmo? é de ficar com a pele em carne viva de tanto raspar😀
    Enfim…eu tb nao sou anti microsoft mas apenas manifesto o meu gosto imenso em usar linux, pois desde que uso linux não quero outra coisa, de inicio era dificil mas são esses desafios (tipo instalar drivers, pôr hardware a funcionar…etc) que eu gosto e me fez aumentar o gosto pela informática e fuga à monotonia “desktópica” e limitada do windows (seja xp ou vista)!

    Gostos não se discutem…quem queira que os compre em windows ou linux!

  5. 5 Breno
    16 de Agosto de 2009 às 20:10

    Eu utilizo no meu MOBO 1050 o Windows XP, e estou lisonjeado com o desenvolvimento do netbook.

    Viva o WINDOWS XP.

    \o/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Outubro 2008
M T W T F S S
« Set   Dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

RSS O que dizem os Geeks

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 420,855 visitantes

%d bloggers like this: