10
Set
08

CERN – LHC

Hoje é o dia em que o Large Hadron Collider (LHC) vai procurar simular aquilo que terá sido o nascimento do universo (seja lá o que isso for, digo eu…).

A ideia, se bem percebi, é fazer colidir átomos (no entanto o vídeo fala em “protões” que, salvo erro da minha parte, constituem o núcleo do átomo em conjunto com os neutrões) à velocidade da luz, o que significa que serão inicialmente direccionados em sentidos opostos, até colidirem no circuito (o que deverá acontecer 600 milhões de vezes por segundo). Se tudo correr bem, segundo os cientistas, isto não só simulará o Big Bang como vai permitir estudar a origem da massa que compõe as partículas elementares. Estas são ainda desconhecidas e compõem toda a matéria.

Claro está que não faltam cientistas a dizer que esta experiência terá efeitos muito nefastos para a humanidade – podendo implicar a destruição do planeta. Há quem fale no fim do mundo por intermédio da produção de um buraco negro. Ao que parece todos concordam que existe essa possibilidade, contudo, para uns ela é extremamente reduzida, para outros a expressão “extremamente reduzida”, quando se trata da humanidade, tem um outro significado.

Bem, eu confesso que não percebo praticamente nada do assunto, mas também não vou mudar em nada o meu dia só por causa disto. O Google é que parece que também está a acompanhar a par e passo a experiência.

Enfim, todos estaremos aqui para, das duas uma: confirmar as preocupações de muitos cientistas; aprender com a experiência.

Ou será que estaremos aqui para as duas?

Abraços.

EDITADO: Já aconteceu (aliás aconteceu às 10h28 desta manhã)! Não sabia que eles tinham um WebCast que acompanhava em directo o “First Beam”, mas pronto, podemos ficar com o rescaldo aqui! Além disso, também fiquem a saber que, afinal, isto é apenas o início… Só durante os próximos meses, anos certamente, é que as experiências mais sérias terão lugar uma vez que, para já, é necessário ir calibrando os instrumentos de tentativa para tentativa.

Anúncios

1 Response to “CERN – LHC”


  1. 1 xicofixas
    10 de Setembro de 2008 às 17:29

    a possibilidade de algo ”mal” acontecer é reduzida, mas nao impossível, isto é algo que pode afectar todo o mundo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Setembro 2008
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 430,267 visitantes

%d bloggers like this: