03
Set
08

Google Chrome

Este post está a ser escrito através do Google Chrome que, para quem não sabe, é o novíssimo browser do gigante Google! Escrevo-o deste novo browser porque, garanto, oferece já tudo aquilo que é necessário e está já muito estável e compatível. Ainda está em fase beta, mas depois de navegar com o Google Chrome durante meia hora fiquei com uma impressão extremamente positiva! Parece que temos aqui um substituto do Firefox, ou pelo menos uma alternativa muito sólida.

De facto, o programa é “light weight” quando baste e tem um aspecto muito leve e agradável para a vista! Além do mais, tudo é bastante intuitivo e já tem a língua de Camões de origem. Quero dizer, os browsers não são “bichos de sete cabeças”, nem foram pensados para tal. Acontece é que nem todos têm aquilo que realmente importa à distância de um clique, máximo dois. Depois existem aqueles browsers que têm mil e uma funcionalidades que nem o maior geek de todos os tempos se dá ao trabalho de explorar porque, e diga-se em abono da verdade, um browser serve pra navegar, indexar favoritos, e pouco mais!

Por exemplo, queremos marcar uma página? Basta clicar na estrela mesmo à esquerda da barra de endereço. Queremos procurar algo numa página? Basta clicar na página ao lado direito da barra de endereços e seleccionar “localizar na página”, o que faz deslizar um submenu muito simples, muito leve e agradável que não complica – faz o que importa: procura, e fá-lo bem, uma vez que enquanto vamos escrevendo o que pretendemos encontrar, as palavras vão sobressaindo naturalmente na página, o que é óptimo porque raramente precisamos de escrever as palavras completas, e quando se tratem de outras línguas que não dominamos, resulta melhor! Ainda assim, o FF já é conhecido por essa funcionalidade, mas o IE é simplesmente um terror neste campo.

Infelizmente, a menos que eu esteja muito distraído, não encontramos no Chrome um ícone de “Homepage”, mas apenas os habituais “retroceder”, “avançar” e “actualizar”. Digo infelizmente porque é algo a que facilmente me habituei com o tempo, tenho uma página de procura inicial (o google) que dá acesso imediato às buscas constantes que faço pela internet, bem como o botão de “Homepage” me dá um acesso imediato a essa página quando me encontro em outras. Nas Opções podemos definir uma página de início, mas ainda assim, não existe o botão respectivo! Claro que isto é preciosismo da minha parte, mas todos temos os nossos “tiques”! Não obstante, e creio que vá ser essa a opção da Google, o Chrome possui uma página inicial que dá acesso rápido aos sites mais visitados e outras informações relacionadas com os nossos hábitos de navegação, o que, de uma forma ou de outra, acaba por fazer igualmente o serviço uma vez que o seu acesso depende apenas da abertura de uma nova janela ou de uma nova aba. E já que falamos em abas, estas estão posicionadas da mesma forma a que praticamente todos os browsers nos habituaram – um ícone com um “+” mesmo ao lado das abas abertas!

Claro que existem muitas opções avançadas, como ver o código fonte de páginas (à distância de um simples “right clic”), definir proxys, certificados, opções de segurança e definições de cookies, etc! Mas o que realmente é curioso é o nome que a Google decidiu atribuir, nas Opções, à aba de acesso a essas opções avançadas – “Nos Bastidores”. De facto, em muitas coisas, o Chrome é muito curioso e não deixa de ter um toque de classe. Mas dentro desse mesmo menu de Opções encontramos outras duas abas, “noções básicas” e “definições intermédias”, o que também são nomes muito pouco ortodoxos. Dentro das “noções básicas” podemos indicar, por exemplo, a página inicial, etc. Enquanto nas “definições intermédias” existem opções relacionadas com a gestão das palavras-passe, da pasta pré-definida das transferências, etc.!

E já que falamos em transferências, quando procuramos fazer um download através do Chrome, em vez de sermos questionados sobre se pretendemos “abrir” ou “guardar”, o Chrome incia automaticamente a transferência sem interromper a nova navegação, como acontece nos outros browsers, com uma questão que a mim me irrita particulamente e que na esmagadora maioria das vezes, obtém sempre a mesma resposta – “guardar”! Desta feita, somos contemplados com o surgimento de uma sub-menu pouco intrusivo na parte inferior do ecrã que nos dá informação acerca do estado da transferência, tudo enquanto continuamos a adicionar ficheiros para download ou a navegar. Acho que a opção foi a melhor e deve servir de exemplo para outros browsers! A velocidade das transferências, apesar de não ter como o provar, pareceu-me efectivamente mais estável em velocidade e mais rápida do que tendencialmente ocorre no IE ou no FF sem a utilização de um acelerador de downloads. Não obstante, isto pode ser apenas uma impressão e ficará ao critério de cada um.

Bem, a minha ideia não era tornar este post demasiado extenso e cansativo. Mas achei produtivo partilhar convosco alguns dos aspectos que considerei favorecerem este novo browser. Parece-me que, finalmente, estamos perante algo que vem trazer “sangue novo” a uma área que tem vindo a cristalizar com o tempo.

Ainda assim, não queria concluir sem dizer que, apesar de na esmagadora maioria dos sites o Chrome ter uma amostragem perfeita, outros existem que não foram mostrados da melhor forma. O site da Ordem dos Advogado apareceu completamente desfigurado, só a título de exemplo. Ainda assim, sites como o wordpress, ou o blogspot, ou o hi5, etc., aparecem de forma perfeita e “sem espinhas”. O caso do site da Ordem dos Advogados, creio, poderá ser um problema não do Chrome, mas sim do próprio código do site que aparenta ser pobre, o que não invalida o facto de ele aparecer correctamente no IE ou no FF. Do mesmo modo falta ainda um dicionário integrado com o browser, um que fosse mais longe ainda do que o do FF, que não se limitasse a corrigir erros, mas atribuisse ainda a possibilidade de procurar sinónimos. Esse seria um incremento muito apelativo, especialmente para os administradores e autores de blogs, bem como para aqueles que frequentam fóruns e passam grande parte do seu tempo a escrever e verificam constantes repetições de vocabulário. Creio que o dicionário será certamente incluído numa versão final, já a questão dos sinónimos tenho dúvidas (mas fica aqui a ideia).

Bem, fico-me por aqui, deixo o link do Chrome e a esperança de que venha a ter sucesso. Aguardo entretanto actualizações e, quem sabe para breve, a versão final.

 

PS: Esqueci-me completamente de vos dar a notícia – Terminei a licenciatura em Julho, agora é tempo do estágio na Ordem dos Advogados!

Anúncios

17 Responses to “Google Chrome”


  1. 3 de Setembro de 2008 às 01:35

    parabéns pela licenciatura.

    Quanto ao Chrome, tinha lido que trazia dicionário da língua que se escolhia na página antes do downlad.
    Eu saquei a versão inglesa e efectivamente tem dicionário. Poderá ser falta de dicionário nas outras línguas.

    (aliás devia haver forma de facilmente mudar as linguas do dicionário- pois frequentemente tenho que escrever em português, inglês, francês,etc.

  2. 3 de Setembro de 2008 às 01:46

    Carlos Martins, obrigado pelo seu comentário!

    De facto, fica o seu reparo e, se me permitir, faço das suas as minhas palavras. Verifiquei agora que, afinal e contrariamente ao que afirmei, a versão PT tem um dicionário, contudo verifico que não funciona em todos os sites, mas apenas naqueles que utilizem um determinado código que o browser reconheça como caixas de texto (podemos sempre utilizar a desculpa de ser uma beta).

    Uma vez mais, agradeço-lhe o reparo. Disponha sempre.

  3. 3 de Setembro de 2008 às 09:58

    É possível colocar o botão da homepage na barra de ferramentas. Basta ir ao separador “Noções básicas” das “opções” e activar “Mostrar o botão inicial na barra de ferramentas”. Já está!

    E já agora: o Google Chrome parece-me bastante bom, o meu firefox já deve estar um bocado chateado de só ter trabalhado dois minutos hoje de manhã…

  4. 3 de Setembro de 2008 às 11:59

    Diogo, obrigado pelo seu comentário!

    Fica igualmente o seu reparo, creio que não descobri mais cedo essa opção devido ao nome que lhe é dado, ou então mera distracção! Mais um ponto positivo para o browser 😉

    Disponha sempre.

  5. 3 de Setembro de 2008 às 12:57

    Uma pena eu não poder testá-lo… estou sem internet em casa e aqui no trabalho não posso instalar. Mas seu review foi ótimo para dar uma idéia. Eu escrevi um post (bem menor e menos informativo que o seu, diga-se de passagem) no meu blog sobre o Chrome também, dê uma olhada depois.

    Abraços!

  6. 6 Matheus
    3 de Setembro de 2008 às 13:58

    ahcei um navegador QUASE perfeito
    ele eh muito mais rapido q os outros
    e em alguns PONTOS eh muito mais pratico

    mas ele tem alguns problemas:
    1° nao tem (como no Firefox) uma barra de pesquisa rapida, era uma coisa q eu , particulamente, gostava muito

    2° talvez ateh por malandragem da microsoft o chrome nao eh compatível com o Windows Live o que prejudica muitos pois o hotmail eh o e-mail mais popular do mundo

  7. 7 Filipe Araújo
    3 de Setembro de 2008 às 14:04

    O Google Chrome tem sim um botão de página inicial.

    Vá no botão Ferramentas>Opções>Básicas.

    Fácil, fácil…

  8. 3 de Setembro de 2008 às 17:03

    Filipe Araújo, obrigado pelo seu comentário!

    Fica novamente esse reparo que, como poderia ter verificado, já foi reconhecido. Ainda assim obrigado pela sua visita e comentário!

    Disponha sempre!

  9. 9 Miguel
    4 de Setembro de 2008 às 20:12

    Em resposta ao Matheus, tenho que dizer que a propria barra de endereços do Chrome funciona como pesquisa rápida. Basta colocar lá o que quer procurar no google e dar um enter.

  10. 4 de Setembro de 2008 às 20:41

    Bem, estou neste momento a usa-lo…

    É simples, atractivo e rápido, sem dúvida.

    Porém…

    Uso um Portátil e como tal tem aqueles mousepad. Não é a minha admiração quando verifico que a barra da direita, descer desce… Mas subir não sobe…
    Tem de ser arranjado 😛 Onde posso informar sobre isto? 😛

    Cumps,
    Rm Valente

  11. 11 Haha.pf
    5 de Setembro de 2008 às 00:33

    Olá…
    Pra quem está tendo problemas com a instalação pelo instalador online existe a opção de baixá-lo completo e instalar… segue o link da página:

    http://www.chromebrasil.com.br/baixar-instalador-offline-do-google-chrome/

    Att.

  12. 12 Francisco
    5 de Setembro de 2008 às 14:58

    Parabéns pela página. Muito útil. E pela licenciatura do curso de Direito . Bem vindo a casta dos advogados do Brasil . Abs . Fique na paz .

  13. 5 de Setembro de 2008 às 20:10

    Haha.pf, obrigado pelo seu comentário e palavra de felicitação!

    Fica apenas um reparo: Sou Português!

    Abraço, disponha sempre!

  14. 14 Roberto
    8 de Setembro de 2008 às 17:18

    O Hotmail não esta funcionando com Chrome…

  15. 18 de Setembro de 2008 às 07:30

    Caro Mário, excelentes as suas colocações. Um amigo meu tinha várias dúvidas a respeito do Chrome, e pude respondê-las através de seu comentário. Sou usuário de vários navegadores (browsers) em meu desktop, porém em meu laptop já eliminei inclusive o IE, pra ficar exclusivamente com o Chrome, e posso dar testemunho de ganho de tempo e praticidade.
    Abraço e saudações de um brasileiro-polaco há muitos anos na Polônia!

  16. 18 de Setembro de 2008 às 07:31

    ERRATA: …já eliminei inclusive o IE, PARA ficar…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Setembro 2008
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 426,995 visitantes

%d bloggers like this: