26
Ago
08

The Mojave Experiment

Muitos devem estar já a questionar: O que é o Mojave Experiment? Enfim, a melhor forma de começar este post será mesmo pela minha opinião pessoal.

O Mojave Experiment é uma valente treta!

Agora passo a explicar o que é o Mojave Experiment! Trata-se de algo muito simples. Um conjunto de pessoas são confrontadas com perguntas acerca do que pensam sobre o Windows Vista. Essas pessoas acabam por dizer muito mal desse malogrado SO. Depois, essas mesmas pessoas, são confrontadas com um suposto sucessor do Windows Vista – o Windows Mojave! Agora adivinhem: As mesmas pessoas que só tinham coisas más a dizer sobre o Vista, dizem agora maravilhas do Mojave.

Finalmente, mas não menos importante, essas mesmas pessoas deparam-se com a grande conclusão: É-lhes dito que, afinal, o Windows Mojave é o Windows Vista!

Bem, o melhor é verem por vocês próprios o vídeo do site oficial: http://www.mojaveexperiment.com/

Não obstante, ainda creio que deva tecer alguns comentários acerca do Mojave Experiment! Na realidade o que os criadores deste projecto pretendem é transmitir ao mundo uma mensagem que, a meu ver, seria qualquer coisa como isto:

Vejam lá, afinal o Windows Vista é a melhor coisinha que para aí anda. Vocês é que pensam que não porque muita gente diz mal do Windows Vista! Macaco vê, Macaco faz, e mesmo sem saber do que falam, acabam por, vocês mesmos, transmitir a ideia de que o Windows Vista é um mau produto, quando na realidade não é!

Eu até sou capaz de compreender a lógica inerente a este projecto. A sério que sou. Mas vejam lá, olhem bem para o vídeo do site e para as pessoas que são entrevistadas!!! Por amor de Deus, aquelas pessoas não sabem sequer o que é um Sistema Operativo. Claro que tudo vai ao ponto de essas pessoas acreditarem que o Windows Vista já tinha sucessor – O Windows Mojave! Quem é que de nós não cairia nesta artimanha? Sinceramente…

Mas agora um pouco mais a sério. Eu não sou daqueles que se põem a comparar Sistemas Operativos para determinar o que é bom e o que é mau. Para mim, um bom Sistema Operativo é aquele que:

Ponto 1: Faz aquilo que as pessoas querem e precisam com rapidez, eficiência e da forma mais simples e acessível que for possível!

Ponto 2: Seja seguro e transparente!

Ponto 3: Não se limite a oferecer funcionalidade deixando de parte o carácter pedagógico, isto é, fazendo o utilizador compreender o que tudo o que faz no computador para, desse modo, aprender verdadeiramente informática!

O Windows Vista, diga-se em abono da verdade, faz o que a grande maioria das pessoas querem e precisam sem que essas precisem de conhecer muito de um computador ou, se assim preferirem, de informática. Infelizmente, para o Vista o fazer com rapidez, a máquina terá que ser bem apetrechada.

O Windows Vista é mais seguro que os seus antecessores! Chatinho, sem dúvida, mas mais seguro! O que não significa que a sua segurança seja louvável! Já quanto à transparência, enfim, a Microsoft é uma verdadeira vergonha nesse aspecto (quem não se lembra do WMP), tal como sempre foi – o preço a pagar pelo “software fechado”!

O factor pedagógico que, por exemplo, existe no mundo do GNU/Linux simplesmente não existe no Vista nem em nenhum SO da Microsoft. Um utilizador do Windows, ainda que tenha uns 15 anos de experiência, pode muito bem continuar a perceber zero de informática!

Claro está que para os mais exigentes estes três pontos que falei são apenas a ponta do icebergue. São, sem dúvida! Mas para a grande maioria dos utilizadores são aquilo que importa!

Mas agora concluindo. O Windows Vista é um mau sistema operativo como para aí dizem?

Eu acho que não porque, como disse, faz tudo aquilo que para a grande maioria das pessoas é essencial.

Mas é um bom sistema operativo?

Não porque, tal como afirmei em cima, não tem um carácter pedagógico (uma velha política da Microsoft) e a sua segurança, na esmagadora maioria dos casos, baseia-se no sistema de Privilégios de Administrador, que, como que um autêntico perseguidor, bombardeia o utilizador com pedidos constantes.

Dito isto e repetindo o que inicialmente afirmei: O Mojave Experiment é uma valente treta e deve ser entendido por todos nós como uma tentativa desesperada, frustrada e fundada em pseudo-evidências, de provar que o Windows Vista é um bom sistema operativo!

Abraços

Anúncios

1 Response to “The Mojave Experiment”


  1. 27 de Agosto de 2008 às 09:31

    Concordo contigo aquilo foi uma experiência no mínimo manhosa, as pessoas nem chegaram a tocar no pc (que por sinal também era uma máquina potente, o que é sempre bom para o aero) e basicamente assistiram a uma apresentação de cerca de 15 min…

    Até fiz uma revisão no meu blog (bytezone.wordpress.com/2008/08/02/the-mojave-experiment-gato-por-lebre/) com resposta ao post do José Rocha do Bit.ate (bitate.blogspot.com/2008/08/porque-o-linux-no-vence-no-desktop-2.html)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Agosto 2008
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 428,354 visitantes

%d bloggers like this: