09
Maio
08

SAPO, o ISP que ama os seus clientes!

É bom estar de volta, depois de tantas semanas afastado do meu blog por motivos pessoais. A disponibilidade não tem sido muita e, por isso, peço desculpa a todos.

Hoje venho-vos falar um pouco sobre o meu ISP. Para quem não sabe (hoje acho impossível não saber), ISP é a sigla de Internet Service Provider.

A minha internet é providenciada pela SAPO à qual, até à data, tenho pago sempre a tempo e horas ainda que o serviço deles não seja não diligente quanto eu. De qualquer forma, aqui há uns tempos, verifiquei que a SAPO (tal como fazem grande maioria das empresas nacionais, tanto de serviços de internet, como de serviços de telefone e televisão) estava a oferecer melhores condições aos não clientes, do que aos “burros”, “idiotas”, “parvos” e “asnáticos” dos Zés e das Marias que são clientes deles há muito, e que, só por acaso, lhes dão a vida a ganhar.

Pois não é que eu fiquei chateado?

Claro que fui a correr para reclamar e, depois de uma quantas tentativas para explicar à senhora do atendimento que:

Ponto 1: Eu tinha internet a 4mb;

Ponto 2: Estava a pagar ~ €36;

Ponto 3: Eles, para os novos clientes, cobravam ~ €36 (€25 durante os 12 primeiros meses) pela velocidade 16mb;

Ponto 4: Eu queria as mesmas condições, ou cancelava a internet que lhes pago há mais de 2 anos e, por intermédio de magias negras, mudava logo de opinião e tornava-me novo cliente, em nome, deixa ver……………., do mano, da mãe, do vizinho ou de quem quer que fosse!

Lá consegui convencer a senhora de que eles me estavam mesmo a prejudicar (que não era uma ilusão minha como ela alegava) e, claro está, ela foi atenciosa ao ponto de se oferecer para me mudar as condições de serviço instantaneamente. Tão instantaneamente que fiquei uma semana inteira (isto é tão verídico como doloroso) sem telefone e, claro, sem internet!

Quando voltou o serviço que, coincidentemente e durante a interrupção de uma semana, tivera que pagar, verifiquei que afinal não ia ter 16mb, mas apenas 8mb por limitação da linha! Hum… Claro que não fiquei convencido, mas pronto, não estava disposto a ficar sem o serviço mais uma semana e deixei passar.

Durante as primeiras semanas o serviço de internet estava completamente instável, bastava abrir umas quantas páginas ao mesmo tempo, ou puxar demasiado pelas taxas de “download” e “upload”, que lá se ia a ligação abaixo. Com o passar do tempo as coisas foram melhorando e agora parece que tudo isso está resolvido, acontece é que eu não conseguia aproveitar os 8mb em praticamente nada e eu perguntava-me porquê! Hoje, por a ligação estar estável, decidi fazer um teste de velocidade.

Fui a http://www.speedtest.net/ e verifiquei isto:

https://i2.wp.com/www.speedtest.net/result/269389164.png

Quer dizer, depois ainda se admiram que os seus clientes se queixem tanto, ou que a defesa do consumidor já tenha acusado a SAPO, entre outros ISPs, de não cumprirem com as velocidades negociadas… Vou reclamar uma vez mais e todos nós devemos fazer isso, é um direito que nos assiste, o de gozar do serviço tal como contratado (não aceitando o cumprimento defeituoso). Só assim, penso eu de que, eles têm o direito de exigir o pagamento integral do preço, tal como negociado! É uma questão de reciprocidade e de boa fé, bem como o mais paradigmático exemplo do “pacta sunt seruanda”, aquele princípio tão básico do Direito Civil.

Abraços.

11 Responses to “SAPO, o ISP que ama os seus clientes!”


  1. 1 Bruno
    9 de Maio de 2008 às 23:23

    Aqui vai o meu teste. Tvtel fibra óptica e tv 40 euros por mes sem limites donwload:

  2. 10 de Maio de 2008 às 00:43

    as ofertas para novos clientes tb são aplicáveis ao antigos, porque a oferta justifica a fidelização. desde que aceites mais um ano é na boa…

    adsl em Portugal? as condições são: limite teórico máximo para o adsl 2+ de 2km; a central suportar o adsl 2+ (gigabit ethernet nas redes atm) e a cablagem estar em perfeitas condições…
    não me vou alongar… as empresas (PT e Sonae) não estão para por uma central em cada bairro, a coloca-las a 2+, nem a substituir o cobre do século 19…

    felizmente a zon (ainda como PT) investiu até aos 100M enquanto as outras ficaram a olhar para o ar. agora que a menina dos olhos bonitos é da concorrência andam a testar a fibra óptica domestica e a fazerem um investimento muito maior e mais precipitado para poderem entrar na guerra. pior do que isso andam a enfiar-nos os gatos fedorentos de comando na mão, a vender a televisão do futuro, na tal tecnologia que vos falava a pouco…

    enfim…

  3. 10 de Maio de 2008 às 00:50

    João Matos

    Obrigado pelo teu comentário!
    Devo dizer que concordo com o que tu dizes, bem sei que na realidade não podemos ter uma central para cada bairro. O que eu digo é que não devem vender gato por lebre, se não conseguem providenciar o serviço a 100%, então não podem facturar a 100%. Parece-me uma lógica bastante razoável, isto do ponto de vista da boa fé. Claro que na realidade isto era no melhor de todos os mundos, que, como bem sabemos, não é o nosso nem de longe nem de perto. Resta-nos ir reclamando uma vez que não vale a pena ir muito mais longe por uma ou outro factura. O que não podemos é aceitar de ânimo leve, uma vez que temos entidades reguladoras do mercado, bem como protectoras dos direitos do consumidor que deveriam fazer um pouco mais por quem dá a vida a ganhar a esses “gandulos” (é que não têm outro nome)…

    Abraços.

  4. 10 de Maio de 2008 às 00:56

    “reguladoras do mercado” chamas tu… o naked dsl, foi aprovado: ouviste falar? aprovado??? é preciso aprovar ou obrigar a aplicar?… claro ficou aprovado e esta aprovado, mas esta aplicado? sim, pela vodafone…

    eles fazem as regras e nós jogamos. eu pedi adsl e foi-me negado. apesar de estar a menos de 2 km da central a linha estava ligada a uma unidade remota.. eu moro a 2km da central, provavelmente a 4 de Lisboa e não posso ter adsl?? não tenho palavras… coloquei zon e estou muito satisfeito, foi rápido e apesar de estar a pagar um pouco mais, sinto que estou a pagar um preço justo. recomendo!

  5. 5 xicofixas
    10 de Maio de 2008 às 10:22

    o speed test nunca é exato! nenhum teste é….se so recebes 8megas pode ser pela causa de muita coisa, a maior causa é o modem, eu com a mesma net no moden sagem f@st800 recebo 7.5megas no router speedtouch 585v6 recebo mais de 14megas, depois tens o problema de microfiltros…depois se o problema for a central, sempre pode-se pedir para mudar de central, mas tb iria mudar de numero de telefone, eu penso que a sapo é um bom ISP mas no trafego internacional em vez de ter 9.9992GB de limite pudiam por ilimitado, nao esquecer que a sapo n tem trafic shaping..

  6. 10 de Maio de 2008 às 11:28

    Não conseguir a velocidade anunciada no tarifário é perfeitamente normal, a distância à central não perdoa. O que não é normal é a linha não aguentar sequer os 8Mbps a que se sincroniza e ir abaixo dezenas de vezes ao dia, e a Telepac (PT Comunicações agora, tal como o SAPO) exigir pagamento para baixar para uma velocidade inferior.

    E eu sou cliente deles há uma data de anos (desde que começaram a vender o serviço de 512Kbps).

    Portanto, não estás sozinho…

  7. 7 outravez
    10 de Maio de 2008 às 20:13

    es um ganda bloguer…se um comentario nao comcorda com o que dizex apagas-lo ….boa..es o maior

  8. 8 de Junho de 2008 às 20:45

    deixa-la tu só es mais um de milhares a reclamar.
    eu tenhp um problema igual ou parecido ao teu…

  9. 9 luís
    24 de Agosto de 2009 às 17:41

    ja fiz o pedido a sapo ADSL para me colocarem o tarifário/mensalidade como se fosse novo cliente para pagar menos mediante fidelização de 12meses e nada.. dizem que vão alterar e as facturas vêm iguais sempre.. ja ando nisto desde Fevereiro deste ano.. não passará de Agosto.. vou cortar e fazer novo contrato com a sapo ou outro.. LOL vai ter que ser.. querem ganhar T€MPO com estes adiamentos..

  10. 10 Helder Luis
    12 de Setembro de 2009 às 13:56

    Caro Colega

    tenho o mesmo problema e estou mesmo muito revultado com a minha situação e portanto enviei este mail à sapo.

    Para: suporte@acesso.sapo.pt
    Assunto: Testemunho de Satisfação de Serviço

    Olá Bom Dia

    Passo me a identificar, Helder Luís, vosso cliente à alguns anos, cliente 589792/003. E pretendo apresentar a minha satisfação com o vosso serviço e a satisfação dos meus colegas residentes na mesma localidade.
    O serviço adquirido por mim é o serviço de (até) 4Mb, pois bem o ‘até’ é muito engraçado neste aspecto, pois vou explicar. Vivo numa pequena Localidade chamada Quatro Ribeiras, a qual pertence ao Concelho da Praia da Vitória, na Ilha Terceira nos Açores, com pouca população, mas com Pessoas, Instituições e Empresas que necessitam do acesso ‘banda larga’ para os seus determinados fins. A situação actual é a seguinte, Servidor instalado na Freguesia vizinha, Biscoitos, alguns quilómetros de cabos telefónicos, cabos estes que são pagos todos os meses pelos clientes PT sendo de aproximadamente 12.5€, cabos estes que são pagos na conta telefónica mas que servem o mesmo serviço, cabos estes que até à minha residência e muitas outras, para não dizer todas, permitem uma largura de banda de 1.5Mb, mas como somos bons clientes, a essa velocidade, existe quebras de sincronização entre o servidor e o modem, só sendo então possível uma largura de banda minimamente estável em 1.0Mb. Mais uma vez, lá esta, pagamos um serviço que pode ir até 4Mb. Após alguns telefonemas para o serviço de apoio ao cliente da sapo e Administradores de Servidores, informaram-me que, para ser possível uma largura de banda superior à actual, é necessário a instalação de um servidor na Localidade onde resíduo, mais informaram que o numero de clientes na Localidade não era suficientemente viável para a instalação de um servidor e nem era para tão cedo a sua provável instalação, não sei se agora é, mas, que pagamos todos os meses cerca de 12.5€ pelo cabo pagamos, mais o acesso a internet de 20€, mas aí, lá esta, já é viável (palavras para que). Mais escrevo sobre a minha satisfação, pretendia aderir ao serviço IPTV da Meo, pois bem, liguei ao apoio ao cliente, e não é que informam que para este serviço o aconselhável para usufruir este serviço em condições admissíveis é necessário uma largura de banda de cerca 16Mb, 16Mb,……..(estamos com Banda Larga a 1Mb, desde que existe este serviço cá, e já lá vão longos anos, então 16Mb ….Séculos…) Triste mas é verdade se uma localidade como esta não pode ter um servidor para os subscritores do serviço ADSL SAPO, impedidos de usufruir de um serviço MEO IPTV, hoje, pergunto eu :

    Até quando iremos continuar a ser viáveis para pagar uma linha de cerca de 12.5€ mês, mais Acesso à Internet de 20€ mínimo, para um péssimo serviço, muitas quebras de sincronização, e ser inviáveis para ter um serviço melhor, com condições dignas do preço que se paga por este serviço de Banda Larga que de Larga só tem o comprimento do cabo.

    Até que ponto iremos ver os anúncios da Meo Fibra na TV com serviços de 100Mb e sonhar com isso pois o que podemos usufruir só tem menos dois zeros de velocidade.

    Triste com este situação em que me encontro actualmente, informo-vos que irei enviar este e-mail a todos os residentes desta localidade e todas as entidades da concorrência num prazo de 30 dias até não obter uma resposta da vossa parte, para que, todos saibam o que se passa aqui nesta pacata Freguesia, e que uma destas entidades aposte neste serviço, caso a PT/Sapo não o entenderem.

    Um Cliente satisfeito por pagar o vosso serviço prestado.

    Cumprimentos

    Helder Luis

  11. 11 Guizmo
    11 de Junho de 2011 às 11:04

    O speed test q o autor do post fez ,foi feito a um servidor a 300 kms de distancia,e natural q tanto o ping fique alto e a taxa de download mais baixa.Para utilizar o speedtest.net como deve ser ,deveria registar-se e alterar os settings.Para utilizar o seu proprio ISP e fazer o teste a um servidor mais proximo de sua casa,e nao um q esta a 300kms 😉


Deixe uma Resposta

Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Maio 2008
S T Q Q S S D
« Fev   Jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 426,995 visitantes

