06
Jan
08

“Bits & Bytes” – suplemento do Jornal de Notícias

bits & bytes

Creio que a grande maioria dos geeks, ou simplesmente aficionados da informática, se recordam deste “suplemento” (creio que era assim classificado) do Jornal de Notícias (JN) que, salvo erro, se fazia acompanhar das tiragens de 6.ª feira do JN. Lembro-me perfeitamente de grande parte dos conteúdos desse suplemento, muito acarinhado por todos nós que procurávamos e procuramos ainda, constantemente, fonte de informação segura e profissional relacionada com a informático. Aquilo que mais me chamava à atenção na “bits & bytes” era o rigor. Era impressionante ler artigos, tal como aquele que nos ensinava a criar o nosso próprio media center em casa recorrendo apenas ao opensource, era incrivelmente viciante acompanhar a forma de escrita exacta e precisa dos seus colaboradores, bem como os conhecimentos que, muitas vezes nas entrelinhas, partilhavam connosco. Era um tempo em que o “opensource” e o “freeware” era moda, pena que agora falar nestes conceitos seja “trivial”, talvez estejamos a perder um pouco daquilo que marcou o nosso crescimento neste mundo. Através deles, eu e muitos dos meus colegas que também, à sua maneira, se incluem no mundo geek, ficávamos a conhecer muitas ferramentas úteis, verdadeiras referências de qualidade associadas à simplicidade de programação, liberdade e leveza. Utilitários esses que pouco ficavam a dever a muitas das soluções proprietárias e extremamente caras. Talvez por isso ainda hoje pergunte a mim próprio porque temos de pagar por um “antivirus”, quando temos todo o direito em ter os nossos computadores livres de “malware”, especialmente quando pagamos por Sistemas Operativos proprietários e que se dizem seguros. Estas eram algumas das perguntas que podíamos encontrar nas entrelinhas do bits & bytes, contudo muitas outras suscitavam o meu interesse. Lembro-me que foram uns dos primeiros a denunciar as coisas “perversas” (é este o termo correcto) que o windows media player fazia, enviando muita informação para a microsoft acerca do utilizador, dos seus hábitos, etc., sem qualquer tipo de autorização do mesmo.

Talvez valha a pena referir ainda que, à altura, vivia-mos num reino onde “virus” era conversa do dia a dia, contudo, ninguém sabia muito bem distinguir um “virus” de um “spyware”, ou de um “hijacker”, entre muitas outros malwares. Na verdade a palavra “virus” passava de boca em boca e todos associavam o tempo a qualquer tipo de “malware”. Se o pc começasse a demorar um pouco mais a encerrar lá estava ao velhote a chatear o filho que era um virus. Basicamente todos os nossos actos desinformados em frente a um pc, quando não resultavam naquilo que à partida queríamos, era um “virus”. Lembro-me perfeitamente deste clima, talvez devido ao “consultório” do bits & bytes, a forma como eles desmistificavam muito daquilo que é um PC, um Sistema Operativo, um pequeno malware, as formas mais eficazes de os remover, de os evitar, etc., sem termos que recorrer a uma solução caríssima como são as soluções completas de “internet security”. Talvez até um pouco de tempo para partilhar convosco que foi com eles que aprendi a mexer com relativa segurança no “registry” do windows (digo relativa porque nunca se está totalmente consciente de todas as repercursões que uma pequena alteração no registo do sistema pode originar).

Nos dias que correm muitos “magazines” – por assim dizer – existem à venda nos quiosques, supermercados e outras superfícies, tantas que é impossível enumerar, alguns deles nacionais, com qualidade variada, outros internacionais, estes quase sempre com qualidade elevada. Acontece que a bits & bytes era um suplemento que vinha com o JN, um dos diários mais generalizados do nosso país, e não custava um único centavo a mais, sendo semanal e não mensal como a maioria dos magazines que conhecemos. Eu não costumava comprar o JN, simplesmente, como certamente muitos de nós, limitava-me a ir tomar café e ler o suplemento tal como lia o JN, pelo que não fazia colecção, nem tenho qualquer cópia. Mas até que seria bom recordar. Porque não até reunir um conjunto de assinaturas para enviar para o JN a pedir o regresso da bits & bytes… Mas isto agora já parece “activismo”, ou, até certo ponto, “reaccionismo”, não é coisa que me interesse aqui desenvolver, são temas para outros blogs.

O que efectivamente me dá prazer são estes momentos de nostalgia, poder dizer – «no meu tempo é que era…», e ter razão. O que fica é aquele amargo na boca de esses tempos não voltarem. Nunca mais.

 

Abraços.

Anúncios

13 Responses to ““Bits & Bytes” – suplemento do Jornal de Notícias”


  1. 1 Joao Pimentel
    6 de Janeiro de 2008 às 20:29

    esse suplemento agora sai nas 6ª feiras no Jornal 24Horas

  2. 7 de Janeiro de 2008 às 00:13

    Eu sou mais pelo PUBLICO mas às 6ªs feiras sou capaz de comprar o JN se viesse com o Bits&Byts.

    Agora tenho lido o Digital que vem aos Sábados com o PUBLICO, mas o Bits&Byts era bem melhor. Se bem me lembro também vinha com outro jornal, o 24horas se não me engano.

    Se quiseres fazer isso das assinaturas, diz onde assinar 🙂

  3. 3 Nuno Silvano
    7 de Janeiro de 2008 às 00:58

    Viva, era para informar que o Bits & Bytes desde que deixou de sair no JN, passou a fazer parte do 24 horas e continua a ser um suplemento que sai todas as 6ª feiras.
    Abraços.

  4. 7 de Janeiro de 2008 às 15:23

    Obrigado pela informação, não estava consciente disso até porque não leio o “24 horas”, é sem dúvida uma boa notícia. Engraçado que uma pesquisa na internet pelo nome de “bits & bytes” não faça qualquer referência a essa info.

    Abraços

  5. 5 Carlos
    8 de Janeiro de 2008 às 12:50

    Perguntem ao bitaites sobre isso ele deve saber…

  6. 6 Paulo Mateus
    13 de Janeiro de 2008 às 00:24

    Boas pessoal, quando era “bits & bytes”, também saía no 24 horas, quando passou a sair, precisamente só neste jornal, e ainda ás sextas, penso que passou a chamar-se 24 bits, actualmente chama-se novamente “bits & bytes”.

    Abraço
    Paulo Mateus

  7. 7 nun
    24 de Janeiro de 2008 às 13:41

    E por acaso alguem sabe como enviar duvidas para o suplemento tanto falado em cima? realmente e muito estranho nao haver referencias na net sobre este suplemento…

  8. 8 Francisco Maia
    15 de Março de 2008 às 09:58

    Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a hora e local onde estejam a ler esta informação.
    O suplemento Bits & Bytes, deixou de ser um suplemento do jornal de noticias (JN), passando a ser publicado no jornal 24 horas todas as sextas feiras. Já agora, se alguem souber informar o endereço de e-mail deste suplemento, agradeço que informem. pois tenho conhecimento que quando temos algum problema com os nossos Pcs, se pode escrtever ao dito suplemento sendo logo que possivel publicada a resposta. Eu tenhos todos os suplementos desde a sua criação, mas o e-mail nao o encontro. desde já o meu obrigado. Aqui fica o meu endereço (franciscomaia@tvtel.pt). Obrigado.
    Abraço
    Francisco Maia

  9. 10 thedarkbutterfly
    17 de Maio de 2008 às 15:28

    O jornal 24Horas não vale um estouro. Não me vejo a comprá-lo ou a ir ao café de propósito só para ver o suplemento bits & bytes, que a meu ver desceu de qualidade, quando deixou se ser um “jornal” informático e passou a ser mini-suplemento.

    Hoje em dia há revistas e sítios da internet com melhor e mais variada informação.

    Se o bits & bytes voltasse ao que era, seria outro assunto. Assim não.

  10. 11 Fernando Martins
    13 de Agosto de 2008 às 18:43

    Boas a todos
    Nao consigo enviar mails para o endereço do bits&bytes (consultorio@bits.webhs.org) falha sempre e vem sempre a mesma mensagem:Hi. This is the qmail-send program at isp.novis.pt.
    I’m afraid I wasn’t able to deliver your message to the following addresses.
    This is a permanent error; I’ve given up. Sorry it didn’t work out.

    Algum colega me pode ajudar a ultrapassar esta situação????

    desde já o meu obrigado

  11. 28 de Setembro de 2009 às 19:16

    bits e bytes
    Endereço(s) de correio electrónico:
    consultorio@bitaites.org

  12. 13 vitor couto
    9 de Julho de 2010 às 09:28

    O jornal 24 horas acabou. O suplemento bits e bytes também acaba ou passa a sair noutra publicação? cumps.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Janeiro 2008
S T Q Q S S D
« Dez   Fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 426,996 visitantes

%d bloggers like this: