26
Dez
07

e-Escola: portáteis começam a apresentar “defeito”.

Desde que esta campanha foi lançada, no âmbito de uma parceria entre o estado e a TMN, que começaram a surgir portáteis com defeito, sendo que a conta vai já em 1000. Isto não parece alarmar, uma vez que a Fujitsu vendeu 62 mil portáteis através da TMN. De qualquer forma não devemos cair na falácia de pensar que a excepção confirma a regra, ao que parece os portáteis que apresentam defeito são os Fujitsu- Siemens Esprimo V5515 que provêm de um lote em que 5000 tinham defeito.

Além disso, os “supostos” defeitos, que de uma forma ou outra acabamos por associar ao “hardware” por força do termo, ocorreram maioritariamente sob a forma de ecrãs azuis e bloqueio dos programas, contudo estes são oriundos de um defeito nas próprias drivers durante a instalação do Windows Vista, logo o termo “defeito” é excessivo. A resolução desde problema passa por formatar o PC e reinstalar o sistema (que raio de solução, digo eu…) instalando depois o update.

O fabricante está a informar todas as pessoas que tiveram este problema (no âmbito do e-Escola ou não) da sua resolução, esta passa pela visita a um link para actualização da driver defeituosa. Já quem não tem internet acabará por receber um cd com tal actualização.

Esta notícia já não é propriamente recente, pelo que agora poderá o número ser superior. A TMN não está a trabalhar apenas com a Fujitsu o que, em princípio, pode acalmar os mais alarmados e que tenham em sua posse um portátil do e-Escola de outra marca (Insys, Toshiba e HP).

 

Abraços

34 Responses to “e-Escola: portáteis começam a apresentar “defeito”.”


  1. 26 de Dezembro de 2007 às 21:41

    Os portáteis não são Fujitsu, são Fujitsu-Siemens. O Nome é semelhante mas tratam-se de companhias diferentes.

    A Notícia original saiu dia 21 no semanário económico e tinha um título errado. Mas o resto do texto já mostrava o nome correcto.

  2. 28 de Dezembro de 2007 às 15:30

    “… quem não tem internet …”

    Mas quem tem um PC destes sem internet? Se fosse possível comprar um por 150 euros sem ficar agarrado a um contrato de net por uns quantos anos compraria um.

    Até me inscreveria na escola outra vez para o fazer 🙂

  3. 28 de Dezembro de 2007 às 16:44

    Pedro Cardoso obrigado pelo seu comentário.

    Esse aparte foi introduzido no artigo porque esses portáteis não foram apenas vendidos ao abrigo do e-Escola, mas igualmente fora dessa parceria.

    Abraços

  4. 5 Tiago Raimundo
    22 de Fevereiro de 2008 às 00:19

    ja fecharam as aquisiçoes de computadores da e-escola?

  5. 13 de Julho de 2008 às 09:31

    Os portáteis da e-escola, vem com pouco tráfego de Internet. Se nos quiserem ajudar a melhorar o serviço de Internet por favor visitem e assinem a petição em:

    http://eescola.pt.vu/

  6. 11 de Agosto de 2008 às 04:12

    Entretanto os modelos melhoraram mesmo muito, desde este post. O último, o INSYS GameForce 8761SU já inclui uma gráfica dedicada GeFoce 9300M GS que dá para todos os jogos e é tb o único com 4Gb. Já recebi o meu e tou super-contente. O meu primo recebeu um desses Fujitsu e teve que fazer os updates todos e mesmo assim não ficou em condições.

  7. 8 JJJ
    11 de Setembro de 2008 às 10:21

    O HP 530 TB APRESENTA O PROBLEMA DAS DRIVERS, E HÁ UM PROGRAMA QUE ME BLOQUEIA QUASE SEMPRE. RARAMENTE OCORRE, MAS QUANDO DÁ O PROBLEMA DA DRIVE É QUANDO ESTOU A OUVIR MUSICA E A SEGUIR O ECRÃ FICA AZUL….

  8. 14 de Setembro de 2008 às 22:59

    Viva.
    Eu recebi o portatil insys 8761su mas tem um pixel queimado. Coisa pouca porque ate quase que nem se ve. Mas é defeito. Confrontei a inforlandia com essedefeito e, pelo que me disseram há uma politica de lcds com defeito. Ou seja so me trocam se for igual ou superior a 10×10 pixels. Como so tenho 1 queimado/fixo nao me posso queixar.

    Mas os meus problemas não se ficaram por aqui. Desde o envio do contrato ate a entrega do portátil tive muitos contratempos. Pelo que podem ler no meu blog.

    http://pixelpt.net/2008/08/portatil-e-oportunidades/

  9. 10 Bela Afonso
    16 de Setembro de 2008 às 19:17

    Fábio, é só uma questão de tempo! o meu portátil também é o modelo insys 8761 começou também com um simples pixel e agora ficou todo preto, atenção não é problema de software!!! Deve ser defeito de fabrico.Só espero que a empresa me resolva o problema.

  10. 23 de Setembro de 2008 às 20:14

    Boas, tenho andado a pesquisar na net por causa de um problema que tenh com o meu portátil da eescola ( Fujitsu Siemens ).
    Não sei que se passou com a resolução deste. Ficou numa resolução (640×480 85Hz), e não consegui de forma alguma alterar para outra resolução maior. Com esta resolução nem consigo por vezes visualizar alguns icones e janelas.
    Alguem me ajuda ?
    Obrigado

  11. 23 de Setembro de 2008 às 21:16

    Ricardo, obrigado pelo seu comentário! É provável que tenha desinstalado as drives da sua placa gráfica. Informe-se de qual a placa gráfica que acompanha o seu portátil (pode verificar o site do e-escolas, ou então o site do fabricantes). Depois de saber qual a placa gráfica, vá ao site do fabricante e faça o download das drivers mais recentes e instale-as.

    Abraços.

  12. 30 de Setembro de 2008 às 21:23

    pois
    eu recebi o portatil da hp e ele ja tem um problema
    a drive de cd’s e dvd’s simplesmente nao é detectada.

  13. 4 de Outubro de 2008 às 02:36

    tenho um portatil eescolas tmn,esse tal de fujitsu siemens ou koisa assim…keria saber o que é possivel fazer para tentar melhorar o pc,sem ser servir de acendalha agora no inverno…lol

  14. 4 de Outubro de 2008 às 12:34

    Pedro, obrigado pelo seu comentário!

    Bem, se já leu em algum lado a palavra “overclock” (OC), faça de conta que isso nunca aconteceu. Isto porque por um lado, em portáteis, OC é uma loucura, por outro lado perde a garantia. Acha mesmo que vale a pena?

    Fora o OC, uma das formas mais convencionais de melhorar a performance de um pc é com mais RAM, a memória RAM aumenta a performance a olhos vistos e é barata. Aliás, aproveito para dizer que meter mais RAM não implica a perca da garantia, ao contrário daquilo que dizem muitos inteligentes que andam por aí a inventar histórias!

    Fora isso, os cuidados a ter com o portátil em termos de aquecimento, especialmente durante o verão (nem tanto durante o inverno) é comprar um suporte refrigerante para laptops. Existem muitos, em tamanhos variados e com soluções de refrigeração variadas. Os preços também variam imenso. Eu tenho um suporte refrigerante da NOX para o meu portátil widescreen e durante o verão consigo sempre equilibrar a temperatura do mesmo ainda que a jogar. Aliás, se meter a mão na parte inferior do portátil, quase não sinto calor. Claro, menos calor significa mais performance e mais tempo de vida dos componentes!

    Depois, claro, os cuidados a ter com o software. O PC sempre bem desfragmentado, evitar ter mais do que um programa que faça exactamente a mesma coisa, um registry cleaner como o CCleaner (se estiver em Windows), verificar os programas que arrancam com o Windows (vai a executar e escreve “msconfig” sem as aspas) e desmarcar aqueles que sabe não lhe fazerem falta. Enfim, existem muitas formas de optimizar a performance de um PC, mas nenhuma delas é milagrosa! Deve evitar a todo o custo aquelas formas que possam danificar o PC ou significar a perca de garantia!

    Abraço.

  15. 9 de Outubro de 2008 às 21:51

    Eu também comprei um pc e.escola da TMN,e tive logo problemas. Primeiro mandaram-me o computador enganado, ou seja, eu pedi uma marca e mandaram-me outra. Mas não ficou por aqui, a banda larga está constantemente a cair. Nem 2 minutos está ligada de seguida. É que sendo assim o portátil não fica em 150 euros, fica bem mais caro porque temos que pagar internet fixa e a móvel que não presta.
    Sandra Dias Rosa.

  16. 17 anonimo
    23 de Outubro de 2008 às 20:10

    ja tenho o insys styleNote mas pelo que li… ate tou com medo de o abrir

  17. 16 de Dezembro de 2008 às 17:21

    eu vou ter o insys gameforce pa jogar gta 4 e nfs undercover

  18. 22 de Dezembro de 2008 às 18:12

    ola, gostaria de saber se o seu pc tbm veio com o wireless bloqueado, sepor acaso veio e vc desbloqueou como fez?? desde ja agradeça!!!

  19. 9 de Janeiro de 2009 às 15:07

    Está no manual
    È FN+Qualquer coisa
    Também tive esse problema

  20. 22 jose frenando teixeira pinto
    11 de Janeiro de 2009 às 19:55

    tenho um pequeno cumunicado a fazer eu jose fernando localizome em teixeiro no lugar da via cova
    venho por este mdininformar que meu filho nao te, internet mas pro este tivemos uma carta para pagar de 15euros espero que comisto tenham mais atençao ………….
    que eu nao vou pagar carta nenhuma mas o meu filho tem direito a internet
    espero que me digam alguam coisa com imegencia

  21. 23 vera batista
    28 de Março de 2009 às 12:23

    o meu protatil da e-escola veio com uns problemas pois kuand se liga blokeia i nao da para fazer mais nada eu ja liguem para la i eles dixeram k vinha ka a buscar o protatil mas nao vireram o pior e k agora nao consigo ligar para la!! ja nao sei o k fazer!!

  22. 25 Nelson Pereira
    12 de Maio de 2009 às 19:38

    Boas,

    Eu estou a ver um grande defeito no portatil insys 8761SU o que traz o linus. Já estou farto de o formatar para instalar o windows vista ou XP e quando esta a meio da instalação aparece-me um erro com o ecrã azul.

  23. 26 Mário
    25 de Maio de 2009 às 00:06

    Olá,

    Eu instalei o windowns XP no meu portátil, arranjei drivers. A máquina corro ás mil maravilhas.

    O problema agora é que faltam-me drivers para dois dispositivos chamados : Sistema Bas.

    Alguém me pode dizer onde posso arranjar estes drivers.

    Na pagina da Insys os drivers não existem.

    Obrigado.

    Mário Martins

  24. 27 Mário
    25 de Maio de 2009 às 00:07

    Claro que o Portátil a que me estou a referir é: Insys 8761SU

    • 25 de Maio de 2009 às 00:34

      Não lhe posso dizer exactamente qual o hardware que no gestor de dispositivos aparecem como “dispositivo de sistema base”, uma vez que podem ser módulos embutidos na board ou CPU, tal como, por exemplo, o módulo wireless, ou o leitor de cartões mmc… Isso pode variar muito de portátil para portátil.

      Esse portátil, mesmo o que vem com linux das novas oportunidades, tem um cd com drives. Recomendo que instale todos os dispositivos de hardware a partir desse cd.

      Por outro lado pode tentar o windows update para verificar se existem drives para esse hardware.

      De qualquer modo utilize este programa para tentar descobrir qual o verdadeiro hardware por trás da nomenclatura “dispositivo de sistema base” – http://www.drivershq.com/

      O programa n é gratuito mas pode dar-lhe uma dica para saber exactamente pelo que procurar.

  25. 29 jonny
    7 de Julho de 2009 às 12:10

    eu queria formatar o meu pc da e@escola alguém me sabe dizer como o faço?
    Queria colocar as definições de origem como estava antes de chegar a casa
    Por favor ajuem-me.
    Obrigado

  26. 30 susana simoes
    13 de Agosto de 2009 às 12:19

    ola eu queria saber como posso reclamar,a bateria do meu insys nao funcioma,ja liguei para o suporte tecnico mas ninguem atende.

  27. 31 jhon
    19 de Agosto de 2009 às 02:41

    boas pessoal

    é o seguinte, adquiri um insys style note no prog e-escola. formatei e instalei o Xp (claro)
    instalei os drivers todos e o Pc bomba nas horas mas tenho um problema.

    Quando tento aceder a uma rede wireless publica ou sem protecçao, o meu pc nao entra nas redes. fica cerca de 5 minutos a tentar entrar e raramente entra mas tmbem qndo entra aparece no icone da rede (barra de tarefas no canto inferior direito) ligaçao inixestente/limitada.

    ja experimentei com ot portátil de um amigo e entra sem qualqer problema, e as configuraçoes estao iguais. já pus de lado o problema da placa ter dado o berro pk se tivesse nem encontrava as redes, certo ?

    Alguem me pode ajudar ?

  28. 32 elisio
    12 de Janeiro de 2010 às 17:28

    Boas gostava de saber se alguem me pode ajudar….
    eu tenho um insys style-note e ele deu um erro no arranque, diz que os ficheiros de arranque podem se encontrar danificados. ja tentei com o cd fazer um restauro das definiçoes mas ate penso que ainda ficou pior.

    Alguem pode me dizer como solucionar este problema? talvez por a Bios ou assim nao faço ideia.


Deixe uma Resposta

Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Dezembro 2007
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 428,354 visitantes

