16
Dez
07

só para destoar…

…, num momento em que apenas se fala em nomeações, em resultados, classificações dos melhores blogs das mais diversas categorias, e descobrindo eu que o “há vida em markl” não ficou em primeiro lugar, decidi fazer uma pequena pausa neste estudo de “Direito Comercial”, esquecendo durante uns tempos o “vinculismo”, o arrendamento habitacional ou não, o RAU, o NRAU e todas essas malogradas coisas que me fazem muito mal. Não esquecendo, contudo, que ainda estou de ressaca relativamente a um estudo profundo relativo ao urbanismo e as recentes (tão recentes que ainda cheiram a fresco), ou melhor dito, sempre recentes, alterações legislativas em matéria de urbanismo, mais concretamente o Regime Jurídico da Edificação e Urbanização (RJUE para os amigos). Mas, só para que saibam, ainda não retirei os olhos do Processo Executivo, mas concretamente do acto da penhora, oposição, reclamação de créditos, embargos de terceiro e futuramente a graduação de créditos. Tudo isto tendo em conta que o meu natal vai ser passado a olhar para o Estatuto Disciplinar dos Funcionários e Agentes da Administração, bem como para a Filosofia do Direito e todos os problemas da axiologia, valores e princípios tendo em linha de conta o pensamento filosófico que vem do tempo helénico até aos nossos dias.

Mas sem vos querer aborrecer mais com isto, porque certamente todo este rebuliço em torno de votações e resultados para os melhores blogs é tema muito mais interessante, podem já ter uma ideia de tudo aquilo que tem passado pela minha cabeça, sobejando ainda tempo para acompanhar este mundo de geeks, ou nem por isso. A verdade é que tenho 200 páginas (um concentrado de milhares) mesmo aqui ao meu lado, olhando para mim e eu para elas. Elas desejosas e eu desesperado com a ideia de ter de as preparar para terça feira, sendo que do outro lado me olha o “photomaton & vox”, esse livro tão misterioso. Mas também isso certamente vos aborrece, não é disso que vos venho aqui falar.

Contudo, não menos verdade é, esta semana que findou ficou marcada por uma “pequena” (bem ao estilo de miniatura) aula que tive de apresentar acerca de um tema que certamente nos interessa a todos, ou nem tanto assim, claro está que falo de Contabilidade. Não foi uma aula qualquer, foi o apresentar de um trabalho que elaborei durante semanas em conjunto com duas colegas, que, como eu, também tiveram de pôr à prova os seus dotes orais (salvo seja). Contabilidade não é certamente o meu forte, mas também não é menos verdade que uma área que apenas nos exige saber quatro tipo de operações (multiplicar, dividir, somar, subtrair) não inspira grande atenção, bem pelo contrário, chego mesmo a nutrir alguma indiferença face a tais operações, ainda que isto possa (e vai certamente) significar apedrejamento e crucificação por parte das empresas deste país. Então não é que a contabilidade é essencial na vida de todas essas empresas? A seriedade, a frontalidade, a clareza, a transparência, a diligência, a qualidade do serviço prestado, entre muitas outras coisas são completamente acessórias… Contabilidade, isso sim. Mas nada disso nos surpreende. Estes dias a RTP 2 dava-nos um cheirinho daquilo que significa terminar um contrato de prestação de serviços com um ISP nacional. Era engraçado verificar até que ponto é tão fácil ter internet, mas até que ponto é tão difícil nos vermos livre dela. Este exemplo é muito engraçado, porque no fundo compreendo que até para o comum dos mortais releva imenso a contabilidade, especialmente quando chegam aquelas contas da internet que mandamos abater há mais de 1 mês. Depois, o mais interessante, é que, ainda assim, há quem pague. Talvez se esqueçam que quem paga mal, pode muito bem estar a habilitar-se a pagar duas vezes. Não é o caso, mas não deixa de ser interessante verificar como as pessoas, não concordando, ainda assim pagam. Contudo nem todos são assim, há efectivamente quem não page e os ISP quase perseguem (ok, perseguem mesmo) essas pessoas para que elas paguem a todo o custo, obviamente que com juros de mora, não vá as pessoas pensar que podem pagar tarde e a más horas sem que nada lhes aconteça… Ai Ai, que mau feitio esse, de compreender mal as informações que são oferecidas pelo atendimento, tão bem informado que ele está. Contudo também não era disto que vos queria falar, este também é um tema desinteressante neste contexto de decisões acerca da qualidade dos blogs nacionais.

Esta semana que expirou também foi muito importante porque, finalmente, temos um acordo “quase mundial” em que os principais países poluidores se comprometem, ou nem tanto assim, a diminuir a sua emissão de gases de estufa entre outras coisas mais relativas ao ambiente e poluição, conferência essa em que Al Gore (nobel da paz, para quem não sabe) chegou mesmo a prestar algumas declarações polémicas, especialmente quando afirmava que a conferência de Bali podia continuar sem os EUA. Parece que afinal se chegou a acordo, o que são boas notícias para todos nós, especialmente para aqueles que acharam que valia a pena fazer um esforço e participar na iniciativa “blog action day”. Certamente todos esses blogs que ficaram nas primeiras posições tiveram a preocupação de acompanhar todos estes desenvolvimentos e de participar na citada iniciativa, pelo que estarão sensibilizados para o assunto, compreendo em termos precisos este parágrafo. Contudo, este também não era o tema que vos queria falar. Aliás, embrulhado em “papiro” como estou, quase me esqueço que nesta semana todos estes temas são completamente acessórios.

Poderia também aqui falar um pouco da “tertúlia cor-de-rosa”, mas corria o risco de esse ser um tema bastante mais interessante que este clima de escolha dos nossos blogs de eleição, portanto deixo isso para outra altura.

O que eu queria mesmo dizer com este post era o seguinte: Parabéns aos vencedores!!!

Ufa, afinal foi rápido…

 

[Direito_Comercial_Mode=on]

Anúncios

1 Response to “só para destoar…”


  1. 30 de Julho de 2011 às 06:20

    Great share Thank you ! 😉 minieolico come to see our website : minieolico


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Dezembro 2007
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 428,354 visitantes

%d bloggers like this: