02
Dez
07

Um blog vive de outros blogs…

Acreditem, isto pode parecer polémico, mas é a mais pura das verdades: um blog vive de outros blogs.

A tónica para um blog de sucesso passa por vários aspectos: o visual, a temática, a qualidade do texto, a qualidade e validade da opinião e informação prestada, mas igualmente dos outros blogs.

Esta última bebe de todas as outras, mas é aquela que, numa fase inicial, vai trazer mais visitas. Se estamos à espera que realmente as pessoas esbarrem com o nosso blog com as pesquisas no google, então teremos que esperar muito. Apercebi-me disso à bem pouco tempo, mas se olharmos as estatísticas do nosso blog, vamos encontrar “links de chegada” que vêm directamente de outros blogs, de pessoas interessadas que leram o nosso trabalho e decidiram publicar parte dele no seu blog (atenção, não falo em plágio, falo antes em colocar excertos divulgando a fonte com respectivo link).

Sou daqueles que não me preocupo nada com a utilização de ideias de 3.º, aliás, tenho um post sobre isso mesmo e mostrei o meu profundo desagrado porque as pessoas plagiam os textos na integra, ponto por ponto, vírgula por vírgula e nem são capazes de publicar a fonte. Ora não é obviamente a isto que me refiro, isso é uma prática feia, traz problemas para quem utiliza da mesma (vejam o exemplo do Luís Filipe Menezes) e é o completo desrespeito pelo pensamento humano. O pensamento do homem, os seus mecanismos e metodologias, dariam tema para um post à parte, talvez um dia eu me debruce sobre isso mesmo, mas não agora, talvez consiga concluir o que leva as pessoas a copiar integralmente os textos dos outros.

Mas voltando ao nosso tema, convido cada um de vocês que têm um trabalho sério, desenvolvido por intermédio de um blog e tenham sempre a devida atenção com as estatísticas, vão verificar o que leva o “leitor” ao vosso blog. Vão ter a alegre surpresa de verificar que há outros bloguers neste mundo que pareciam o nosso trabalho e fazem questão de o divulgar para os seus próprios leitores. Ao contrário do mundo dos “jornais”, não é por partilharmos o trabalho, as ideias de outros bloguers que vamos perder leitores para o nosso blog, bem pelo contrário. Como leitor gosto de verificar as fontes de cada post que leio, gosto de confrontar as ideias subjacentes a cada um deles e tirar as minhas próprias ilações, parto portanto do princípio de que todos os leitores serão mais ou menos como eu.

Ora, isto para quê? Para demonstrar que nada perdemos em publicar as nossas fontes, outros blogs que sejam, nem nos devemos sentir ofendidos por tal acto, até porque esta troca enriquece os blogs de ambos, mas do mesmo modo traz muita novidade para o leitor que se vê confrontado com informação cruzada, ao contrário dos “jornais” que trazem meramente a opinião de um jornalista, geralmente sem direito de resposta.

Depois temos de olhar o conhecimento e perceber, mas de uma vez de todas, que este é universal, tudo funciona em pirâmide: para chegar à conclusão seguinte, alguém teve de concluir algo antes de mim, a isso chamam-se premissas. Portanto, uma conclusão, logo se transforma em premissa para outra pessoa, essa concluirá outra coisa, e assim consecutivamente. Não podemos pensar que estamos a concluir no vazio, ou a criar sem um “backgroud”. Se realmente assim pensamos, então teríamos que, precisamente, entregar o real proveito dessa actividade a todos aqueles que lemos e que, de algum modo, propiciaram para o nosso pensamento. O conhecimento é universal, não pensem que temos direito sobre o que quer que seja, a não ser na salvaguarda dos nossos textos integrais.

 

Abraços

Anúncios

2 Responses to “Um blog vive de outros blogs…”


  1. 3 de Dezembro de 2007 às 14:39

    Excelente post Mário Martins. De facto, é assim que penso e funciono. Um blogger que publica diariamente artigos, sejam de que género for, acaba sempre ao fim de algum tempo a ter de consultar muitos e muitos blogs e sites. Só assim tem motivos de inspiração e o motor de arranque para criar novos posts. É a acutilância de muitos que nos lança a formular ainda mais pensamentos. Este teu post diz isso mesmo.

    Sobre plagiar, em tempos e a reflexo de consultar outros, fiz um post sobre esse assunto. Eu não me sinto atingido ainda (não conheço casos) e talvez seja de o meu blog ser demasiado desconhecido (apesar de me esforçar por isso…):
    O post era este:
    http://armpauloferreira.blogspot.com/2007/11/plagiar-tambm-crime.html

  2. 24 de Dezembro de 2007 às 18:11

    Conseguentemente, aprendemos com o compartilhar de ideias, este é um processo de aprendizado, como é bom podermos contar com alguem para enriquecer nosso contexto e afirmar nossas convicções.

    Todos nos precisamos de Auto-afirmação.

    Nada melhor que vermos em outros lugares pessoas que compartilam de ideias semelhantes ou que se complementam, este é o mundo da informação, precisamos nos relacionar para nosso crescimento pessoal, sem troca de conhecimento não há crescimento.

    “Ta ai um motivo para um mundo Melhor”

    Nos desencadearmos em uma forma de Ploriferar o conhecimento.

    Devemos analizar isto de uma forma positiva.

    ” Nos capacitando, estamos apitos a nos Ajudar. ”

    Me Faz lembrar o conhecido Jargão Comercial:

    INFORMAÇÃO É PODER.

    Como bom seria compartilarmos experiencias de uma forma sádia e nos ajudarmos, consequentimente sem pretenção meritosa, rumo ao Mundo Bem Mais interessante e menos Egoista.

    Um Abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Dezembro 2007
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 430,267 visitantes

%d bloggers like this: