23
Nov
07

O Away Bolonhês…

[AWAY_MODE=off]

Ufff, que satisfação, finalmente uma pausa no “away”, sim, porque eu ando away, não sei se já repararam… Claro que já repararam. A única coisa que tenho a dizer e pela qual decidi pôr termo a este away, ainda que só temporariamente, é a partilha do motivo de tudo isto, aquela coisa magnífica a que chamam Processo de Bolonha, aquela coisa que todos amam e adoram. Pronto, OK, digam que sou o “contra”, sou, admito, eu devo ser a única pessoa neste mundo que não gosto do Processo de Bolonha (pelos visto, e tendo em conta a resposta final na entrevista ao JN do agora Jubilado e sempre brilhante Penalista Jorge Figueiredo Dias, já não sou o único a pensar o mesmo).

Serei eu o único português a achar que o interesse dos estados, em especial do de Portugal, no processo de bolonha é meramente financeiro e nunca esteve relacionado (pelo menos directamente) com o factor “qualidade de ensino”? Se olharmos as coisas como elas realmente o são, o que é que aconteceu? – Subiram as propinas, no caso da minha universidade a propina mínima equivale agora à máxima, mais coisa menos coisa, portanto… OK, mas só eu é que devo ter reparado nisso.

E a qualidade do ensino? Onde é que realmente conseguimos ver melhorias significativas?

Eu não sei o que é que realmente o processo de bolonha mudou nos cursos universitários a não ser a propinas, mas no caso do meu curso não foi apenas isso que mudou, não, longe disso, a estrutura do curso foi igualmente remodelada e revista. Um curso de 5 anos passa agora para 4, um verdadeiro “enlatado legal” ao preço que o estado já nos habituou. Depois temos as cargas horárias, a quantidade de turnos louca (e não sofre agora este curso da mesma doença daquelas famosas vacas?), aquele teste semanal, sempre constante, sempre presente, aquele que não deixa espaço para mais nada, para a família, para o blog, para a vida social, para os amigos, para o ócio (porque não?).

Se realmente era isto que os apoiantes de bolonha queriam, então parabéns, conseguiram!!! Neste momento estou definitivamente sem vida própria, portanto agora é tempo de deixar o presente post a meio para efectivamente voltar para o estudo do próximo teste que fatalmente se aproxima…

fui… [AWAY_MODE=on]

Deixe uma Resposta

Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Novembro 2007
S T Q Q S S D
« Out   Dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

RSS O que dizem os Geeks

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 427,009 visitantes

