01
Set
07

PPC, PDA, Smartphone, Telemóvel…

Devo a todos um pedido de desculpa pela minha ausência. Na verdade, com o aproximar da época especial, o meu estudo recomeçou, mas não é apenas isso que me tem mantido ocupado. Finalmente chegou o meu ASUS P535, tenho estudado o aparelho de uma forma exaustiva e praticamente só tenho navegado na internet com ele. Para variar um pouco decidi ligar o portátil e escrever este post.

A minha viagem pelo mundo móvel, isto é, pelo mundo dos Sistemas Operativos móveis ainda agora começou, tenho estudado ao pormenor o Windows Mobile 6 que vem de origem com o meu aparelho, mas começo já a ter uma atitude crítica quanto à forma como o SO está organizado e estruturado. Contudo não é isso que me trás aqui, neste post pretendo falar daquela que é a experiência de navegação online de um utilizador móvel, e essa não é nada confortável. Se já tiveram a oportunidade de navegar em Windows Mobile 6 vão-se deparar com um problema fulcral: praticamente todos os sites não estão preparados para ser abertos e acedidos por um dispositivo móvel. Por mais que ajustemos o zoom, as definições de visualização, entre outras coisas mais, nunca conseguimos ver correctamente a informação que pretendemos de determinado site.

Isto que vos conto é particularmente frustrante no que concerne a determinados sites, com peso considerável de informação (leia-se em kbs e plugins).

Vejamos, o planetgeek já tem site optimizado para dispositivos móveis, contudo, ao entrarmos no site principal este não detecta o Browser do dispositivo móvel, isto significa que não vamos ser automaticamente redireccionados para a página móvel (como seria desejável) e, com a quantidade de posts da página inicial, ficamos minutos presos a tentar encontrar o link apropriado… Isto é incómodo. Mas nada disto me admira, até porque outras grandes comunidades ainda não adoptaram um sistema semelhante, ou nem sequer pensaram nele ainda.

Depois de entrar na página optimizada para o meu dispositivo móvel escolho visualizar os posts, mas estes remetem-me para o blog em questão, e estes também não estão optimizados, isto significa que é frustração atrás de frustração. Felizmente que alguns sites já têm versões optimizadas para dispositivos móveis, tais como o google, o youtube (ainda em fase beta), gmail, hotmail, etc… São alguns sites básicos para quem quer estar sempre informado a qualquer momento, mas não chega, sei que são grandes empresas com fundos intermináveis, mas o desenvolvimento de um site do género é muito menos desgastante do que o de um normal.

O que não consigo perceber é isto: se todos concordamos que o mercado móvel aumenta exponencialmente em percentagens de 2 a 3 dígitos por ano, que muita gente acede aos sites através desses dispositivos a um ritmo igualmente crescente, então porque não colocamos em status urgente a criação de uma alternativa móvel para o nosso site?
Não sou programador, tenho apenas alguma experiência em desenvolvimento de sites, ainda que agora esteja alojado em wordpress por falta de tempo para mais, mas parece-me óbvio que quem desenvolve um site para ser acedido através de um computador, muito mais facilmente desenvolve um site para ser acedido por um dispositivo móvel, ou seja, uma alternativa a site principal…

De todos os sites optimizados a que tenho acedido o esquema é semelhante, tudo passa por uma simplificação, remoção de imagens grandes, melhor esquematização e organização, resumos que direccionam para o texto completo, etc… Creio que é um sistema muito básico e muito eficaz, mas poucos ainda pensaram nisto…

Já tentaram aceder a um fórum através do vosso smartphone, telemóvel ou PDA? Este é um dos exemplos paradigmáticos a juntar-se aos blogs, mas muitos mais existem…

O iphone, na minha opinião, terá uma função fulcral no sentido de propiciar o desenvolvimento de sites deste tipo, função essa que deveria ser assumida pela Microsoft, Nokia, entre outras mega empresas que desenvolvem, ou fomentam o desenvolvimento de Sistemas Operativos móveis, mas é algo que nunca vimos a acontecer. Sendo assim, terá de ser a comunidade, e esta parece estar a unir-se em torno do iphone que consideram como uma revolução (para mim não é, mas tem a sua importância e reconheço-o).

Espero que este post sirva de motor e dê entusiasmo a pelo menos alguns webmasters. Para eles sugiro apenas isto: acedam ao vosso site através de um dispositivo móvel…

Abraços

Anúncios

4 Responses to “PPC, PDA, Smartphone, Telemóvel…”


  1. 1 de Setembro de 2007 às 11:54

    “Versões móveis” de sites são completamente escusados, e não só não faz sentido haver uma versão mobile em todos, como nenhuma dessas versões mobile faz sentido. É um pesadelo carregar uma página como o Planet Geek no Windows Mobile? Pois concerteza, será, e há também concerteza a forma de o resolver sem fazer um “portal alternativo”: afinal o objectivo de um site é estar na Internet e ser visitado por todo e qualquer dispositivo com browser, dividir a internet em duas, uma para dispositivos móveis e outra para computadores fixos não só não faz especial sentido como já foi tentado (WAP vs. HTTP) e o fracasso foi óbvio. Então, como resolver o “teu” problema? Bem, aquilo que _tu_ podes fazer é adoptar um browser mais inteligente, como o Opera Mini ou o Opera Mobile, que te “corta” a informação em várias páginas, trata a informação como para ser um dispositivo móvel, e tudo isto server-side, o que faz com que estejas a receber “conteúdo normal” como se fosse “conteúdo móvel”. Mas isso não resolve o problema: o Planet Geek tem demasiada informação por página (não é só o Planet Geek, a tendência de aumentar o peso de cada página é crescente). Se achas que isso é um problema para o teu dispositivo móvel apenas, tenta usá-lo como modem, e verás o problema que eu indico. Ou, mais simples, tira o pó ao teu antigo modem 33.6K e vê lá quanto tempo te demora a abrir a página do Planet Geek… Aí sim, está o problema, e esse é o que devia ser realmente resolvido.

    $ time wget http://planetgeek.org/
    […]
    11:52:31 (3.19 KB/s) – `index.html’ saved [202547]
    real 1m7.419s

    Isto só para o html…

  2. 1 de Setembro de 2007 às 14:07

    Permita-me que discorde completamente. Por acaso, só para esclarecer, é o Opera que estou a utilizar, os problemas mantêm-se…

    Não se trata de dividir a internet, trata-se de encontrar uma solução viavél para cada plataforma, e a plataforma móvel cresce, nos dias de correm, mais do que a plataforma dos desktops…

    E a questão dos modems não tem nada a ver, estou a utilizar via wireless em minha casa, com adsl, o problema não vem daí…

    Se fosse tão estúpido criar uma página móvel para cada site, então porque haveria a google, a gmail, a hotmail entre outras empresas de a criar?

    Acha mesmo que se trata de dividir a internet? Verifique os sites móveis e veja a única a diferença entre eles, depois verá que óbviamente não se trata de dividir nada…

    Abraços e obrigado pelo seu comentário.

  3. 3 Pedro Santos
    1 de Setembro de 2007 às 14:27

    Concordo completamente contigo josé, para o wordpress existe um plugin, que detecta o browser e se for um telemovel ele “adapta a pagina” ao dispositivo, nunca testei mas vou testar brevemente.

    cumps.

  4. 4 Pedro Santos
    1 de Setembro de 2007 às 14:28

    ups *Mario lol

    cumps.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Setembro 2007
S T Q Q S S D
« Ago   Out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 428,296 visitantes

%d bloggers like this: