17
Ago
07

Experência pessoal com o Windows Vista!

Como devem ter reparado tenho estado afastado deste blog. Se por um lado estou de férias e as quero aproveitar ao máximo, também devo confessar que estive a procurar ser imparcial relativamente aos Sistemas Operativos, testando a novo (ou nem tanto) Windows Vista (shame on me). A versão que testei foi uma BETA2 que tinha feito download, portanto não sei como será a versão final, mas nem por isso quero saber…

Cheguei a uma conclusão, ao fim de duas semanas, e essas conclusão é a seguinte: – O Windows Vista não é mau…

É isso mesmo que ouviram, o Windows Vista não é mau. É péssimo, medíocre, horrível… Por mais imparcial que tente ser, não há forma de me convencerem do contrário!!!

O meu portátil foi a cobaia, está equipado com o Turion64 MT37, 2ghz, 1mb cache L2, disco IDE 100gb, placa gráfica NVidia 7300go 128mb, 2gb de RAM DDR333@pc2700. E que ninguém me diga que a máquina é fraca, porque a realidade é uma: Esta máquina tem a obrigação de ser óptima em todas as plataformas (e é-o), mesmo em Windows (só que neste não é, à excepção do windows XP).

Inicialmente decidi instalar a versão 64bits, mas logo desisti… Ainda faltam algumas drivers (o próprio site da ASUS dá um suporte absolutamente ridículo para drivers 64bits, liberam o processador 64bits mas depois não lhe deram qualquer suporte), e perder mais do que 24h a procurar drivers não é coisa que me interesse fazer nas férias… Sendo assim instalei a versão 32bits e aí sim encontrei todas as drivers que precisava, inclusive das teclas especiais da ASUS, assim como a gestão de energia, etc.

Inicialmente tudo parecia correr sobre rodas, fora uma ou outra coisa que se arrastava um pouco mais (2gb de memória para quê? afinal de contas eles [a microsoft] querem é um dual core…)… Mas o grande problema surgiu mais tarde. O disco, lentamente, crescia em espaço ocupado, nem me apercebi muito bem porquê, é que simplesmente tinha instalado uma ou outra ferramenta como o OpenOffice, pouco mais… Em apenas 4 dias tinha o disco cheio de, …, bem, de alguma coisa que não sei bem o que era… Executei a ferramenta para eliminar ficheiros desnecessários que vem com o windows, lá ganhei 8 gb… Não chegava… Decidi formatar e reinstalar tudo de novo…

Depois, na segunda instalação, reparei em algo engraçado, o Windows Vista precisava de 8gb em disco para instalar o Sistema Operativo… Se bem me lembro, o Ubuntu com 1gb instala muitas mais ferramentas do que o Windows Vista, e com um pouco mais de espaço eu instalaria uma suite de Media Center…

Tudo funcionou bem, do mesmo modo, mas igualmente só durante os primeiros tempos… O Windows Vista é um bichinho muito estranho. De cada vez que fazia um Download através do Internet Explorer ou do Firefox, esperava cerca de 40 segundos até o ficheiro estar disponível… Só gostava de saber o que está o computador a fazer durante todo aquele tempo… Mas o mesmo ocorre quando tento fazer um simples copy/past, esta tarefa demora uma eternidade dentro do próprio disco, uma cópia que ocorre a pouco mais de 3mb por segundo, chega aos 100% e fica quase um minuto a fazer não sem bem o quê! Mas isto piora se for tentado num disco externo, ou numa pen USB. Tentei copiar um filme em AVI de 600 megas para um disco Externo conectado a duas portas do meu portátil, demorou 30 minutos!!! Acham isto normal? Mas esperem, isto é apenas metade da história, é que nem tentem adivinhar quanto tempo leva a passar o mesmo ficheiro através da rede. Ok, eu digo: 4 horas, contadas entre cafés, um jogo de Sueca e ainda vi o CSI!

Alguém me explica porque o Windows Vista é assim no que toca a cópia de ficheiros? Mas eu sou alguém que gosta de dar o benefício da dúvida, ainda instalei ferramentas de optimização do windows vista, algumas delas trial, nada resolveu este tipo de problemas…

Eu sei, trata-se da versão BETA2, mas pelo que li na internet, as diferenças para a RTM (a nível de performance) são nulas, tratando apenas de correcções de alguns bugs e adição de drivers…

O grande problema do Windows Vista não se fica apenas por aqui… Este SO simplesmente não encaixa com drivers nenhumas, nem com as da NVidia, até que recentemente se chegou à conclusão que a culpa não era destes últimos, mas sim da Microsoft… Jogar o meu Counter Strike Source tornou-se uma pesadelo… Algo que no windows XP corre a 70 fps , no windows vista corre a 40, se for dia de festa. Alterei as drivers por 5 vezes, testei várias, até testei das modificadas com incremento de performance, mas nenhumas de davam mais do que 40 fps no CSS.

O tema AERO funcionava bem, aliás, foi a única coisa que funcionou bem no Windows Vista. Mas sempre que quisesse fazer algo que precisasse de mais processador e memória RAM o melhor era desligar e colocar o tema clássico… Ao fim de 3 dias adoptei o tema clássico como o definitivo…

Mais tarde decidi fazer a conversão de um dvd para divx com o AutoGK, algo que no windows XP, ou com outras ferramentas em Ubuntu não levava mais do que 2h30… No Windows Vista tomou 4h20… Mas aqui não tenho muito para dizer, o AutoGK é uma ferramenta que utiliza outras ferramentas externas, todas desenhadas para windows XP, pelo que se pode compreender a grande quebra de performance no Windows Vista… Só a título de nota: No final deste processo o meu portátil, que até tem um suporte refrigerador, dava um cheirinho ao queimado… Abri, verifiquei, limpei, acho que está tudo bem… Acho!

Em termos do consumo de energia quando em bateria o Vista é para esquecer, o meu portátil sempre durou 2h, com o Vista dura 1h30 com o tema clássico e se estiver com o brilho do ecrã quase a zero… Configurei as definições de energia o melhor que pude através do Windows, consegui ganhar 10 minutos em relação ao tempo anterior navegando apenas na internet através da rede wireless em minha casa… Mas isto não significa nada, até porque estas flutuações podem variar com facilidade…

 

Enfim, o Windows Vista, tal como disse, não é mau, é péssimo. Eu poria as coisas da seguinte forma:

* Windows Vista em empresas: Não!

* Windows Vista como Servidor: Não Mesmo!!!

* Windows Vista como máquina de trabalho: Só mesmo se pagar por ele ao comprar o PC.

* Windows Vista para um computador modesto: Esqueçam, não vai tirar performance nenhuma.

 

Portanto, em jeito de conclusão, o Windows Vista é o pior Sistema Operativo de que me lembro desde que utilizei o Windows Milenium… Não tenho qualquer dúvida a este respeito. Nem fiz testes mas profundos porque não consigo utilizar este sistema operativo mais do que uma semana… Vocês conseguem? Conseguiram? Então têm os meus parabéns…

As minhas escolhas continuam:

 

Em LINUX:

1.º Ubuntu

2.º Sabayon

 

Em WINDOWS:

1.º Windows 2000

2.º Windows XP

 

Abraços…

10 Responses to “Experência pessoal com o Windows Vista!”


  1. 17 de Agosto de 2007 às 20:06

    Ai que dá uma coisa ao Barata…. Fica a questão, será que quem ainda usa o Me2 é masoquista?

    Cumprimentos…

  2. 17 de Agosto de 2007 às 23:30

    Embora não use Vista, recomendava-te instalar uma versão final em vez de uma beta, seguida das respectivas actualizações.

    Quase que garanto que parte dos problemas que referiste serão eliminados e/ou atenuados..

    Já agora, se conheceres algum s.o. perfeito à data de lançamento, avisa!

  3. 18 de Agosto de 2007 às 00:46

    skizofrenik obrigado pelo seu post…

    Se tiver 600 euros que me possa disponibilizar por uma versão ultimate, mando email com o meu nib, caso contrário não posso arriscar-me a uma visita da ASAE…

    Fora isso, ponho as coisas em outros termos:
    Conhece alguma coisa perfeita, mesmo que limada até ao pormenor?
    Se conhecer alguma coisa perfeita, avise. Posso é garantir-lhe uma coisa, conheço muitos SO’s que na primeira release são melhores que qualquer SO Windows com os seus patchs…

    Abraços

  4. 18 de Agosto de 2007 às 04:41

    Antes demais, podes tratar-me por tu. Não te levo a mal e espero que faças o mesmo em relação a mim.

    Não precisas dos 600 euros.. Qualquer cd do Vista te dá a possibilidade de o instales por 30 dias legalmente sem inserires a key.
    Por outro lado, se o objectivo era fazer uma análise minimamente imparcial ao s.o., concerteza não usarias a 2ª beta..
    Pelo que li algures, alguns dos últimos updates disponíveis para o Vista, resolvem muitos dos problemas apontados.

    Quanto à perfeição, realmente não conheço nada que se pareça. Apenas pretendi salientar o facto de que todo e qualquer sistema operativo à data de saída ainda se encontra bastante “verdinho”.

    Em relação à definição de ‘melhor’, concerteza que temos pontos de vista diferentes sobre o assunto e como gostos não se discutem, ficamos por aqui!

    Abraço

  5. 18 de Agosto de 2007 às 09:07

    Pela gigantesca quantidade de queixas que continuam a aparecer nos newsgroups sobre windows e concretamente windows vista, eu diria que mesmo com a versão final do Vista ou Me2, continua a ser uma bela peça de esterco. Coisas como:
    -Apagar uma pasta, reboot e a pasta está lá outra vez
    -incapacidade de copiar/colar (esta queixa é de inumeros utilizadores)
    -problemas com a /deteção gestão de simples pens usb
    -falta de controle do utilizador sobre o funcionamento do windows (no xp ha mais controle)
    -continua o problema com falta de drivers ou drivers de merda
    -etc, etc, etc
    -problemas com a gestão de mais que uma placa de rede
    -o chamado SO à prova de vírus constata-se que é a mesma merda que os anteriores (mas alguem duvidava??)
    -Gigantesco consumidor de recursos (CPU, RAM/Disco) sem justificação para tal

    Basta correr os headers dos newsgroups e já veem.

    Neste momento, sinceramente, não consigo ver uma unica vantagem ou ponto positivo no Vista, sobre a concorrencia, xp incluído.

    Cumprimentos

  6. 19 de Agosto de 2007 às 17:55

    Não era a Microsoft que dizia, aquando da saída da beta 2, que era já muito mais estável e rápida que o Windows XP? … Não sou eu que me ponho a dizer essas coisas…

    Além disso, tal como deves saber, continua a ser crime o simples acto de sacar uma versão do windows vista da internet…

    Abraço…

  7. 19 de Agosto de 2007 às 19:41

    Redtuxer:

    Do pouco tempo que usei o Vista, não me recordo de pastas que apareciam misteriosamente. Mas isso sou eu, que experimentei e não fui pelo que me disseram..

    O problema com o copy/paste também já é conhecido e até já teve direito a patch. Se não me engano, a questão era a demora na cópia e não a impossiblidade de a efectuar

    Quanto às pen drives, mais uma vez falo por experiência própria. Do pouco que usei não tive problemas de maior. o único senão foi o facto de não poder utilizar a minha pen com o Ready Boost ou lá o que é aquilo, por ser muito lenta.

    Falta de controlo? É uma afirmação demasiado vaga.. Referes-te a quê mais especificamente?

    Já a falta de drivers, é tudo menos culpa da Microsoft! Basta perguntar a qualquer fanboy Linux para se ficar a saber que a falta de drivers para qualquer s.o. é única e exclusivamente culpa dos fabricantes de hardware. Ou será que por estarmos a falar de Microsoft a história agora é outra?

    Problemas com gestão de mais do que uma placa de rede também não conheço. Continuo a ter uma wireless (chipset atheros que só funcionou com drivers do XP) e uma wired gigabit e nenhuma deu problema.

    Os vírus.. Acreditar que o Vista seria à prova de vírus é uma idiotice. Tal como acreditar que qualquer sistema operativo o é, sem excepções!

    No último ponto, finalmente sou obrigado a dar-te razão! Efectivamente, o Vista consome demasiados recursos sem razão aparente, daí ter dito que apenas experimentei o Vista por uns dias..
    Acredito que as coisas melhorem bastante após o primeiro service pack mas por enquanto, fico como estou.

    Mário:

    Tens a certeza que foi a Microsoft que disse que a segunda beta era mais estável que o XP? Não terão sido porventura alguns utilizadores precoces a dizer tal coisa?
    Partindo do principio que tenha sido a Microsoft a dizer tal barbaridade, qual é a novidade?
    O objectivo é vender, certo?
    Conheçes algum fabricante que diga em público que o seu produto é mau ou pior que versões anteriores?

    Ah, para experimentar o Vista não precisas de o sacar da net, basta pedires um DVD original emprestado. Ilegal é fazeres uma cópia de um original e usares a mesma key em mais que uma máquina.

  8. 19 de Agosto de 2007 às 20:25

    Se eu tivesse alguém com tanto dinheiro que me pudesse emprestar, já o teria feito…

    Copiar o conteudo do DVD do Windows vista (seja para que finalidade for), assim como o sacar, é por si só um crime, independentemente de o utilizar ou n. Esta é a minha área, se não souber isto, não sei mais nada…

    E sim, foi uma declaração da microsoft, vou agora mesmo fazer uma pesquisa tentar encontrar onde o vi!

    Abraços

  9. 9 joao
    9 de Novembro de 2007 às 16:08

    Desculpe dizer ao contrário, mas o vista é muito bom. O problema é que foi introduzido no mercado a pouco tempo e ainda não está a 100 por cento. Com o Xp também foi assim, daqui uns dias eles colocam na net um pacote com as actulizações definitas e pronto. Mas não digam besteira de dizer que o sotware é mau.

  10. 10 john
    16 de Março de 2008 às 15:51

    e sensacional e extraordinario,certamente o vista e o melhor do mundo


Deixe uma Resposta

Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Agosto 2007
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 430,369 visitantes

