28
Jul
07

Software Livre na Assembleia da República

Sete deputados do grupo parlamentar do PCP apresentaram no passado dia 18 de Julho um Projecto de Resolução designado Iniciativa “Software Livre no Parlamento” que pretende promover a utilização de software livre na Assembleia da República e a adopção de formatos de documento aberto nos sites do órgão legislativo.”

 

Bruno Dias, deputado do PCP, descreveu desta forma a proposta em apreço:

 

“…este é um contributo sério e construtivo do Grupo Parlamentar do PCP que coloca na ordem do dia a necessidade de promover o software livre e a liberdade de escolha dos utilizadores de TIC, desde logo no acesso a informação oficial pública”.

 

“Trata-se de consagrar e exercer uma liberdade de escolha que se tem defendido nos discursos, mas não tanto na prática. Mais importante ainda, trata-se de garantir aos cidadãos essa mesma liberdade de escolha no acesso aos documentos da Assembleia da República”, acrescentou ainda Bruno Dias.

 

Certamente que esta é uma excelente proposta, é assim que pessoalmente a considero, será um primeiro passo para a completa adopção de software livre, assim como para o seu desenvolvimento no nosso país. Se, a título principal, se deve começar por disponibilizar online toda a documentação em formato livre, igualmente se devem adoptar suites de produtividade baseadas em software livre. Quem sabe até, mais tarde, a completa adopção do OpenSource numa adopção de raíz a começar pelos próprios Sistemas Operativos e Redes Nacionais do Parlamento e Governo.

 

E, aquilo que disse, parece ser o plasmado na notícia:

 

O Projecto de Resolução número 227 (em formato .doc) defende ainda a “programação e desenvolvimento, pelo Centro de Formação Parlamentar e Interparlamentar, de acções de formação orientadas para o uso do Software Livre”, assim como de “um plano de migração de aplicações e serviços para Software Livre […] visando a máxima incorporação de tecnologias Software Livre na Rede Informática do Parlamento”.

 

Fonte

Anúncios

2 Responses to “Software Livre na Assembleia da República”


  1. 1 tranita
    30 de Julho de 2007 às 13:30

    Era bom que essa medida fosse aplicada.
    Uma pergunta: o formato *.doc, é “pertença” MSWindows, mas com o Writer OpenOffice dá para guardar com essa extensão. Certo?

  2. 30 de Julho de 2007 às 17:01

    Tranita, obrigado pelo seu comentário.
    Fica a resposta à sua pergunta:

    “DOC or doc, (an abbreviation of ‘document’) is a file extension for word processing documents; most commonly for Microsoft Word. Historically, the extension was used for documentation in plain-text format, particularly of programs or computer hardware, on a wide range of operating systems. During the 1980s, WordPerfect used DOC as the extension of their proprietary format. Later, in the 1990s, Microsoft chose to use the DOC extension for their Microsoft Word word processing formats. The original uses for the extension have largely disappeared from the PC world.

    Proprietary DOC files often contain more text formatting information (as well as scripts and undo information) than files using other document file formats like Rich Text Format and HyperText Markup Language, but are usually less widely compatible.

    On the Palm OS, DOC is shorthand for PalmDoc, a completely unrelated format used to encode text files such as ebooks.

    [edit] Alternative file formats

    * DOCX – Microsoft Office Open XML
    * ODT – OpenDocument Text
    * PDF – Portable Document Format
    * RTF – Rich Text Format
    * XPS – XML Paper Specification”

    Isto significa que o formato *.doc é e não é proprietário, tudo depende da construção do mesmo formato, não obstante ser comum vir associado ao microsoft word. Suponhamos que Fazemos um documento em Word, ele vai abrir em OpenOffice, mas o file .doc do Word tem instruções que apenas o Word está preparado para “compreender”, pelo que a amostragem em OpenOffice poderá não ser perfeita, e vice-versa.
    Sim, o OpenOffice aceita ficheiros doc, contudo o formato nativo do OpenOffice é .odt

    Abraços


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Julho 2007
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Os mais clicados

  • Nenhum

Visitas

  • 428,343 visitantes

%d bloggers like this: