04
Jul
07

Experiência SabayonLinux

Num dos meus anteriores posts tinha referido que iniciara uma experiência com o SabayonLinux v3.3.  Assim foi e testei durante uns dias. Posso de antemão dizer que foi das melhores experiências que tive em Linux.

*A Live CD tem variadas opções, em algumas delas o boot do Sistema Operativo é acompanhado por música. Além disso permite jogar directamente alguns jogos que vêm na distro. A instalação não tem qualquer tipo de opção do outro mundo, nem tão pouco me parece rápida, bem pelo contrário, básicamente escolhemos a ambiente gráfico que pretendemos e pouco mais. Pelo que deu para apurar é uma versão alterada do anaconda, nunca gostei desse instalador.

* Durante a instalação todo o meu hardware (asus a6km) foi detectado e correctamente instalado, incluindo a placa wireless (BCM 4318 – a única distro que o fez correctamente até agora), assim como as drivers proprietárias da NVidia. Foi igualmente fácil activar os efeitos do desktop, tanto por XGL como por AIGLX!

* Contém uma quantidade de software verdadeiramente impressionante, ainda que eu não concordo com o facto de trazer vários programas para fazer o mesmo efeito. Assim como achei estranho trazer umas demos pré-instaladas de alguns jogos. Tem a grande vantagem de conseguir-mos fazer absolutamente tudo sem necessidade de instalar qualquer software adicional, seja qual for o tipo de trabalho, tenha a ver com vídeo, com áudio, trabalho de produtividade, etc.

* Nota negativa para o ambiente gnome. É simplesmente horrível, mais vale nem tentar. Já o KDE é belíssimo, ainda que seja muito baseado no negro e vermelho (já ouviram falar da sobremesa sabayon?), mas podemos alterar ao nosso gosto.

* O sistema operativo é muito rápido, bem ao estilo do gentoo, aliás, esta distro é baseada em gentoo e pode utilizar os seus repositórios para actualização. A sua estabilidade é relativa, confesso que prefiro debian em estabilidade, mas a sua velocidade deve ser o grande responsável por sentir-mos alguma instabilidade em programas mais pesados. Talvez seja impressão, mas umas vezes o que leva 5 segundos, passa a levar 30 segundos, o que não se percebe muito bem.

 

Confesso que pouco mais tenho para dizer, até porque estou em época de exames e não tive tempo para testes exaustivos e comparações com outras ditros, mas confesso que a experiência de trabalhar num sistema operativo tão rápido nunca chega a ser frustrante, bem pelo contrário, é bastante agradável e não estou a pensar mudar tão cedo. É das melhores distribuições que alguma vez testei, confesso que fiquei surpreendido quando soube que esta distro é desenvolvida por um Italiano, sem dúvida que ele sabe o que faz, e nem sempre parece ser o caso de algumas distribuições. A questão do hardware é realmente aquilo que me surpreendeu, se esta é uma das questões que leva os utilizadores a escolher por uma ou outra distribuição (visto que instalar determinado hardware é tarefa muito geek), sem dúvida que o Sabayon é para ter em conta, assim como para aqueles que querem um sistema pronto para trabalhar sem necessidade de instalar nada, é que o pacote de software é do melhor que há e bastante extenso a todos os níveis.

Só tenho uma coisa mais a dizer: Experimentem!

Abraços

Anúncios

1 Response to “Experiência SabayonLinux”


  1. 4 de Julho de 2007 às 20:51

    Sem tirar nem pôr. O Sabayon é mesmo isso.

    @braço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Julho 2007
S T Q Q S S D
« Jun   Ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 430,267 visitantes

%d bloggers like this: