20
Jun
07

Aventura: SabayonLinux

Hoje, depois de perder umas horas em torno do DistroWatch dei conta de uma distro Linux com o nome de Sabayon. Fiquei um pouco curioso e fui dar uma vista de olhos no site oficial. Confesso que fiquei muito impressionado e decidi fazer o download do ISO da versão mini a fim de fazer uns testes. É baseada é gentoo e obviamente que isso afasta os utilizadores menos vocacionados para aventuras na informática, contudo esta é apenas baseada, tal como disse, sendo igualmente pre-configurada para ser mais acessível.

https://i0.wp.com/store.madtux.org/images/sl4-logo_only-small.png

Ainda não instalei, neste momento estou ainda a descarregar a ISO e prometo de darei feedback da minha experiência. Também fiquei a saber que existem mirrors nacionais para se fazer o download, pelo que, muito provavelmente até existe uma pequena comunidade, quem sabe… Tenho que investigar isso com mais tempo, neste momento estou completamente absorvido com a época de exames e está difícil, mas a ver vamos.

Ao que parece o instalador é baseado no Anaconda, confesso que nunca fui muito fã, mas vamos ver se nesta distribuição me vai fazer mudar de opinião em relação ao Anaconda. Além disso esta é uma distribuição virada para o KDE, outra coisa com a qual não estou habituado, mais uma experiência nova.

Bem, vamos ver no que dá. Se alguém já tiver alguma experiência nesta distribuição, ou em gentoo pode deixar aqui a sua opinião.

 

Abraços.

3 Responses to “Aventura: SabayonLinux”


  1. 1 zezinho
    21 de Junho de 2007 às 01:10

    Bem, eu sou muito novo em linux – duas semanas;)
    Comecei com o Ubuntu e quando relatava a minha nova experiência a uns colegas na universidade, rapidamente, um deles (que nem sabia que também era utilizador linux) sugeriu-me o Sabayon. ” – Eh pá, tenho lá um DVD com o sabayon e aquilo já vem com tudo configurado e com os programas que precisas para fazeres tudo em linux…
    Assim fiz, estou a adorar a experiência (não tenho palavras para o beryl, que desconhecia). Penso que é o melhor para quem vem do Windows pois é um iso DVD carregado de programas…agora só me falta mesmo aprender a trabalhar com a consola, os comandos, etc…

    Como sou muito limitado nestas coisas, duvido muito que a minha experiência com esta distro seja relevante para aquilo que pretendias como feedback, mas aqui fica.

    Continuação de bom trabalho

  2. 21 de Junho de 2007 às 02:18

    Zezinho, muito obrigado pelo seu comentário. Instalei à poucos instantes o Sabayon e verifiquei que detectou todo o hardware do meu portátil. Foi a primeira distro a fazer a proesa. Até as drivers NVidia proprietárias instalou, placa wireless, tudo…

    Fiquei embasbacado, e é muito rápido e estável, bem ao jeito de gento…

    Agora não gostei da aparência, é muito vermelho para o meu gosto e o mini cd que fiz download só trás KDE e fluxbox, não gostei de nenhum dos dois.

    Creio que agora é a vez de sacar o dvd, porque gostei, e tentar o gnome.

    Abraços e obrigado pelo seu feedback

  3. 3 zezinho
    22 de Junho de 2007 às 12:27

    Ainda bem;) Acredito que com os teus ajustes ficarás com um sistema 5 estrelas.

    Continuação de bom trabalho


Deixe uma Resposta

Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Junho 2007
S T Q Q S S D
    Jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 430,369 visitantes

