05
Jun
07

Conhecimento Universal?

 http://home.online.no/~kamillao/quotes/socrates.jpg

Como em todas as coisas, há no conhecimento um lado agradável, talvez um reminiscência original que nos está a dizer: “Isto sempre esteve contigo, foi só questão de aprenderes as bases certas para te recordares”…  Nostalgia.

No fundo tudo isto é muito Platónico, ou até mesmo um contributo de Sócrates. Aproveito até para dizer que Sócrates é o meu filósofo favorito, até porque nunca existiu (ou será que existiu mesmo?) e nada escreveu… Especialmente porque nada escreveu, o que facilitou muito nas aulas de Filosofia que tive no passado…
É engraçado olhar ao exemplo de Sócrates, que apesar de nada nos ter deixado escrito, a não ser por intermédio dos seus discípulos como Platão, nem a sua cara deu perante todo o conhecimento que legou ao mundo. Tanto conhecimento, todo ele gratuito e que aproveitamos para utilizar noutras áreas até chegar aos nossos dias!

A sociedade vive de Utopias. Uma das principais utopias é o ensino gratuito. O estado, supostamente, tem como grande meta oferecer conhecimento gratuito a todos. Mas o que significa isto? Será um esforço? Ou será que, no fundo, o conhecimento é universal e deve ser partilhado com todos, gratuitamente?

Pensar é maravilhoso, e pensar que o conhecimento é de todos, universal, reconhecendo que não faz sentido ser pago, é ainda mais maravilhoso.

Isto leva-me a um outro campo, ao ramo da informática e a todo o tipo de conhecimento que está aqui em causa! Vemos todos estes sites, construídos com base em linguagens de código variada, passando pelo html, ou php, ou mesmo aqueles fóruns que tanto gostamos, feitos de uma mistura de php, sql, bbcode, e sei lá que mais…  Será que todo este conhecimento deve ser pago? Será que que o html, o php, o sql, etc etc etc, não são universais, pertencendo a toda a humanidade?

No fundo, olho exemplos como a coca cola, e todos os esforços que fazem para proteger a sua tão secreta fórmula. Depois vejo o exemplo da aspirina, e todas as variantes que agora tem… E se a fórmula da aspirina estivesse no segredo dos deuses? Quantas pessoas por esse mundo fora teriam de aguentar as suas dores de cabeça porque não terem possibilidades de adquirir aspirinas a preço de chuva?

Hoje em dia assusto-me com algumas declarações que vão no sentido de atacar o linux de, apesar de não roubar código, roubar propriedade intelectual (chamemos-lhe assim), tal como as janelas, os menus, entre outras coisas que, dizem, a microsoft criou verdadeiramente!!! Mas isso significa o quê? Significa que se eu agora criar uma aplicação com suporte gráfico parecido a uma janela estou a roubar a microsoft? Se eu criar um menu semelhante ao “menu iniciar” estou a roubar propriedade intelectual da microsoft?
Isto assusta-me…  Repito, não é o conhecimento universal? Será o lucro, só e apenas, que leva as pessoas a procurar o conhecimento e a criar soluções cada vez mais acessíveis?

Meus senhores, quando aprendo uma coisa tenho o maior prazer em a partilhar com todos os meus amigos, no fundo essa coisa pertence a todos nós (como os conhecimentos do dia a dia, na família, no trabalho, ou na escola), é um legado que vem dos nossos antepassados, como Sócrates que nunca ganhou nada com o que nos ensinou, a não ser, dizem, morrer apanhado por soldados… Será que eu tenho o direito a esconder do mundo aquilo que descobri, aquilo que criei e dizendo que é meu e só meu e que têm que pagar para terem acesso? Qual o valor disto?

A resposta, meus amigos, essa cabe a todos nós quando fazemos opções, em especial as nossas opções quanto a software que é aquilo que realmente me preocupa agora… Somos nós que temos de dar a resposta a quem nos nega o conhecimento gratuito!

Abraços.


5 Responses to “Conhecimento Universal?”


  1. 1 Roberto Marques
    8 de Julho de 2011 às 17:06

    Olá Mario, achava que só eu pensava assim. Concordo: “o conhecimento é universal e deve ser partilhado com todos, gratuitamente”. O conhecimento (que é descoberto e não criado) virou comércio na internet. Tudo é cercado com mil programas de “proteção de direitos autorais”. Uma paranóia. Sou escritor e resolvi escrever na web liberando todos os direitos para imprimir, copiar, reproduzir e editar meus textos, dede que não sejam para fins lucrativos (o que também não tenho como evitar). Seu post me ajudou a mudar esse conceito idiota. Se solber ou se escrever mais alguma coisa sobre o tema, por favor, me envie.
    Roberto Marques – Rondônia – Brasil

  2. 2 ISLA
    3 de Março de 2013 às 21:39

    Muito show sua opinião, concordo contigo.

  3. 3 ana cristina almeida
    14 de Abril de 2013 às 15:49

    fico muito feliz de encontrar pessoas que realmente tem uma visão de conhecimento e mais ainda quando conceitos são realmente expostos pra essa sociedade que ainda tem muito o que entender. O conhecimento é necessário em todos os seus sentidos, desde que sejam para um bom entendimento e principalmente o do conhecimento.Abraços!

  4. 4 Belo Horizonte, MG, Brasil.
    1 de Fevereiro de 2014 às 22:31

    Parabéns Mario! Mostrou que tem uma percepção extraordinária e uma postura digna de um ser humano evoluído. O conhecimento está contido no universo. Chamamos de inventor, aquele que teve a capacidade de acessar o conhecimento universal, onde existe todos os processos e formulas cientíco-tecnológias. O que a mente faz é materializar estes processos. Eu uso o conhecimento universal para soluções técnicas no meu humilde universo de “criação”. Bem dizendo, cópiação. Sou pesquisador do universo criativo, conheço a mente e seu potencial de transformação de realidades. Estamos criando uma página no Facebook chamada COMUNIDADE ESSÊNCIA E MENTE, Onde vamos formar grupos de estudos da mente e seu processo evolutivo, de forma diferenciada das linhas tradicionais. Um abraço.

  5. 5 Jair Lopes de Sousa - Belo Horizonte, MG, Brasil.
    1 de Fevereiro de 2014 às 22:37

    Corrigindo… Nome e eamil…


Deixe uma Resposta

Ubuntu 10.04

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud
Junho 2007
M T W T F S S
    Jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5

RSS O que dizem os Geeks

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 420,855 visitantes

