30
Ago
09

Panasonic Lumix DMC-TZ5

Como não tinha nenhuma máquina digital resolvi abrir os cordões à bolsa e comprar uma, tendo escolhido a Panasonic Lumix DMC-TZ5. Esta foi considerada a melhor câmara compacta 2008-2009 pela EISA, daí o facto de, desde logo, ficar de olho nela. Confesso que também fiquei apaixonado por um zoom óptico de 10x numa compacta. Do mesmo modo os “especialistas” consideram esta Panasonic como uma das melhores opções para quem é inexperiente no mundo da fotografia. A DMC-TZ5 carece de modos e opções manuais, pelo que certamente afastará os fotógrafos experientes, contudo, para alguém que não tem qualquer conhecimento na área e apenas quer recordar uns bons momentos e, de vez em quando, dar azo à imaginação, esta Lumix tem um modo auto-inteligente que, efectivamente pude comprovar, resulta muito bem em praticamente todas as situações.

dmc-tz5small

Claro que já andei a brincar com a “bichana” e vou partilhar convosco algumas fotografias (formato 16/9). Peço atenção para o facto de terem sido tratadas, isto é, retoquei o equilíbrio das cores, contraste, dimensão, etc., a meu gosto. De qualquer forma vou colocar as originais lado a lado com as tratadas. Aqui vão elas:

(ORIGINAL À ESQUERDA | TRATADA À DIREITA)

P1000042 Rio Ribeiros

P1000046Rio Ribeiros 2

P1000052Ribeiros 3

Não sei como aparecem as imagens nos vossos ecrãs, seja como for no LCD do meu portátil vê-se tudo perfeitamente, quando ao resto é uma questão de gosto.

Não me arrependo mesmo nada de ter comprado esta máquina, tem-se portado bem em todas as situações e estou mesmo muito satisfeito com a sua performance. Talvez um dia, mais tarde, se o gosto pegar, dedique mais tempo à fotografia e compre uma máquina profissional, para já esta bichana está a fazer um trabalho bem agradável – pelo menos eu gosto.

Já agora, podem acompanhar no flickr as minhas aventuras.

Finalmente, fica aqui uma fotografia bónus, esta quase sem tratamento (apenas recortada de 4/3 para 16/9 e um muito ligeiro contraste) – Apresento-vos as gatas cá de casa, Sissi e Kitty:

P1000023Sissi e Kitty


3 Respostas to “Panasonic Lumix DMC-TZ5”


  1. 1 Liph
    31 31UTC Agosto 31UTC 2009 ás 19:41

    Boa! Tb comprei esta machine há uns 15 dias e é simplesmente do melhor para uma compacta!
    Cumps

  2. 2 Fúlvio Barros
    8 08UTC Outubro 08UTC 2009 ás 22:30

    Boas,
    Fico muito feliz em saber que tens tirado muito bom partido dessa máquina que é um espectáculo.
    Venho pelo presente lhe pedir que se possível, me enviar o manual de utização em português, pois tenho andado a procura e não o consigo encontrar.
    Sem mais nada fico aguardado.
    Cumprimentos

  3. 3 kduarte
    22 22UTC Novembro 22UTC 2009 ás 00:08

    Ótimas fotos, parabéns!
    Ganhei uma camera desta mas nao tenho o manual. Você pode me ajudar?
    Grato.


Deixar uma Resposta




Ubuntu 9.10

Ubuntu: For Desktops, Servers, Netbooks and in the cloud

 

Agosto 2009
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Petição contra o Novo Acordo Ortográfico

manifestodefesalinguapoug5
Watch videos at Vodpod and other videos from this collection.

Plágio!

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

Visitas

  • 165,108 visitantes